Paço Imperial, Rio de Janeiro

“A gravura mostra o Paço Imperial e o Largo do Carmo, atual Praça XV, na cidade do Rio de Janeiro, e foi realizada para ilustrar o livro “”Brasil Pitoresco””, de Charles Ribeyrolles e Victor Frond, publicado entre 1859 e 1861. As fotografias utilizadas como base para as litografias foram realizadas na Maison Lemercier, em Paris. Nas fotografias do Rio de Janeiro Frond procurou mostrar os marcos arquitetônicos e os edifícios públicos, como o Aqueduto e os hospitais. Nessa imagem percebemos, da esquerda para a direita, o Paço Imperial (registrado parcialmente), o antigo convento do Carmo (na época, sede do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro – IHGB), a então Catedral (do Monte do Carmo) e a igreja da Ordem Terceira do Carmo. À direita, vemos um poste de iluminação, já no sistema de gás, que ficava próximo ao Chafariz do Mestre de Valentim, que não foi documentado pelo fotógrafo.

Como observa Ligya Segala o “”Largo do Paço, vazio dos seus passantes históricos, é repovoado, pelo traço litográfico de Aubrun, com figuras de senhores galantes e senhoras a passear com sombrinhas e mantilhas, à moda das Tulherias””. A representação do lugar apresenta uma ausência de sintonia com a descrição textual de Ribeyrolles “”de um lugar árido, calcinante, sem um arbusto, sem uma simples cobertura””, onde apenas o chafariz oferecia alguma sombra. A iconografia de época, tanto nas obras de viajantes quanto na fotografia, mostra o local repleto de negros escravos que exibem mercadorias ou apanham água no chafariz, como em uma conhecida fotografia de Revert Klumb da mesma época.

Maria Antonia Couto da Silva
15/05/2010

Bibliografia

RIBEYROLLES, Charles. Brasil Pitoresco. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1980, v.1 p. 190.

SEGALA, Lygia. “”A natureza virgem e a paisagem humana no projeto fotográfico de Victor Frond (1857-1861). In: SALGUEIRO, HA. (Org.). Paisagem e Arte: a invenção da natureza, a evolução do olhar. São Paulo: Comitê Brasileiro de História da Arte, 2000, v. 1, p. 133.

Artista

FROND, V. (fotografia); AUBRUN (litografia).

Data

1858-1861

Local

Rio de Janeiro, Biblioteca Nacional

Medidas

desconhecidas

Técnica

Litografia

Suporte

Pintura

Tema

Natureza Paisagem e Arcádia

Período

O SÉCULO XIX NA AMÉRICA HISPÂNICA E NO BRASIL (A PARTIR DE 1822)

Index Iconografico

1600 - Paisagem; 1602 - Paisagens com arquiteturas e figuras;
1603 - Paisagem urbana

Autor

Maria Antonia Couto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *