Três Trabalhos de Hércules

“Registro inventarial: RL 12770

Por volta de 1530, Michelangelo executa um desenho de homenagem (presentation drawing), isto é, para ser ofertado, com Três Trabalhos de Hércules: Hércules e o Leão de Nemeia, Hércules e Anteus e Hércules e a Hidra de Lerna.

O desenho traz a enigmática inscrição autógrafa:

questo è il secondo leone che ercole ammazzò

“”este é o segundo leão que Hércules matou””.

As três figuras de Hércules são representadas em cada cena em três idades diversas de modo que o herói prestar-se-ia aqui, na melhor tradição florentina, a uma persona de Michelangelo. A hipótese é de Paul Joannides [1996:80], que escreve a respeito:

The scheme embodies three ages and it may be permissible to see in this a strand of autobiography: from the easy victories of Michelangelo´s youth, through the combats with opponents like Bramante and Raphael in his middle years, to the oppressive struggle with commissions that, around 1530, threatened to strangle him.

“”O esquema encarna três idades e é lícito nele ver um viés autobiográfico: das fáceis vitórias da juventude de Michelangelo, em seguida os combates com oponentes como Bramante e Rafael em seus anos de maturidade, até a luta opressiva com encomendas que, por volta de 1530, ameaçavam estrangulá-lo””.

Entre novembro de 1530 e fevereiro de 1532, Michelangelo vítima dos Medici e de seus aliados na Florença recém-conquistada, está, de fato, esgotado e deprimido, sob o peso de inúmeras encomendas às quais ele não pode se furtar:

1. Durante os dois rigorosos invernos de 1530-1531 e de 1531-1532, ele trabalha no gélido ambiente da Sacristia Nova, premido pela necessidade de terminar a decoração escultórica.

2. O cardeal Innocenzo Cibo, sobrinho de Clemente VII, pressiona-o para que lhe faça um desenho de seu sepulcro;

3. Em inícios de fevereiro de 1531, Orlando Dei solicita ao artista um desenho para a tumba de ninguém menos que Filiberto, Príncipe d´Orange, capitão do assédio a Florença, pedido ultrajante para o artista, que se engajara na resistência da cidade;

4. Por uma carta de 29 de abril de 1531, de Sebastiano del Piombo, sabe-se que Michelangelo necessitava de um desenho recente da fisionomia de Clemente VII para satisfazer sua vontade de um retrato, talvez uma escultura de corpo inteiro;

5. Em 1. de julho de 1531, o cardeal Giovanni Salviati escreve de Roma ao artista: “”Benvenuto della Golpaia [Volpaia] comunicou-nos quão amorosamente vos oferecestes a nos fazer um quadro do modo que ele vos disse, e por isso vos ficamos tanto mais obrigados e agradecidos quanto mais estais ocupado por muitos trabalhos””.

6. Além da estátua do Apolo/Davi, Michelangelo deve fazer para Baccio Valori sua “”fighura””, isto é, um busto ou retrato, e ainda se ocupar do projeto e da administração da complexa reconstrução de sua casa, demolida pelos Republicanos como retaliação aos traidores;

7. Figiovanni pressiona-o para que forneça a pintura de uma
Madalena. A encomenda parte de Alfonso d´Avalos, que a destina à viúva de seu primo e mãe adotiva, Vittoria Colonna, e é mediada pelo cardeal Nikolaus von Schönberg, sucessor de Baccio Valori no governo de Florença. Trata-se do Noli me tangere, de que Michelangelo fará o cartão, transposto em pintura por Pontormo.

8. Enfim, o ano de 1531 marca o pleno retorno da “”tragédia da tumba””, pois os representantes dos Della Rovere retomam suas exigências de conclusão do sepulcro de Júlio II, de que resulta a viagem que Michelangelo faz a Roma em abril de 1532 para a assinatura de um novo e penúltimo contrato.

O esgotamento toma proporções tão graves que Clemente VII expede ao artista em 21 de novembro de 1531 um Breve no qual, sob pena de excomunhão, ordena que repouse e não trabalhe em qualquer outro projeto que o das sepulturas da Sacristia Nova.

Luiz Marques
12/01/2011

Bibliografia
1996 – – P. Joannides, Michelangelo and His Influence. Drawings from Windsor Castle. Catálogo da Exposição, Londres: Lund Humphries Publishers.

Artista

Michelangelo Buonarroti

Data

1530c.

Local

Windsor Castle, Royal Collections

Medidas

272 x 422 mm

Técnica

Sanguina

Suporte

Pintura

Tema

Mitologia, História e Topografia Antigas

Período

36 - SÉCULO XVI

Index Iconografico

70 - Hércules e seu ciclo; 70C - Os Trabalhos de Hércules; 70C1 - O Leão de Nemeia; 70C2 - A Hidra de Lerna; 70F - Hércules mata Anteus ou Caco

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *