Retrato do cardeal Charles de Guise

Inscrição sobre o livro: ANN[O] D[OMI]NI MDLXXII ETATI
XLVI
(No ano de 1572, com a idade de 46 anos)

Irmão do duque de Guise, Charles de Guise (1524-1574),
cardeal de Lorraine, é um dos protagonistas do partido
católico francês nas Guerras de Religião e oficiante dos
Sacres (coroações) na catedral de Reims de Henrique
II (1547-1559), Francisco II (1559-1560) e Carlos IX (1560-
1574), além de um dos mais poderosos membros do Colégio
Cardinalício, chamado, por isso, de “Papa francês”.

Como já notado por Douglas-Scott, a presença do papagaio
neste retrato alude não apenas à sua eloquência, mas também
ao jogo de palavras em italiano: “Papa Gallo”, isto é, Papa
francês.

Seu encontro em Péronne (Picardia), em 1558, às vésperas do
Tratado de Cateau-Cambrésis de abril de 1559), com o todo
poderoso arquiteto das políticas imperiais, o Cardeal
Antoine Perrenot de Granvelle (1517-1586), é considerado o
ponto de partida de uma longa aliança entre os Guise e a
coroa hispano-habsbúrgica de Felipe II, o que não exclui o
esforço de parte do cardeal para implantar a Inquisição na
França como instrumento na luta contra os huguenotes.

Sua importância para a história da cultura e do mecenato
francês é não menor que sua importância política, pois
Charles de Guise foi protetor de Rabelais e de Ronsard, além
de fundador da Universidade de Reims.

Charles de Guise não pôde participar do Conclave que elegeu
Gregório XIII em maio de 1572. Segundo Álvarez Lopera,
encontra-se ele, entretanto, em Roma já em agosto desse ano,
e é desse momento imediatamente sucessivo ao Conclave que
data a execução desse retrato.

A presença do papagaio assume, portanto, a função de
explicitar sua intenção de se eleger papa no próximo
Conclave, tanto mais porque Gregório XIII tinha então 70
anos e ele apenas 47. Ironicamente, Charles de Guise morrerá
dois anos depois, enquanto Ugo Buoncompagni morrerá papa
apenas em 1585, aos 83 anos.

De impostação já seiscentista pela luz abundante e
coreográfica das sedas, pelo enquadramento monumental e pelo
cortinado mais cenográfico (vejam-se, por exemplo, os
retratos dos Cardeais Bentivoglio, de Van Dyck, e de Roberto
Ubaldino e Bernardino Spada, de Guido Reni, dos anos 1620-
1630), o presente retrato revela um semblante ao mesmo tempo
ausente e desdenhoso, mas de excepcional firmeza de
espírito, manifesta também nas mãos, circundadas por uma
linha escura que lhes reforça a potência.

Outrora considerado de Tintoretto, a atribuição deste
retrato a El Greco, proposta por Mauro Natale apenas em
1978, permanece controversa, inclusive pela escassez de
elementos de referência, já que do mestre de Cândia se
conservam, além deste, apenas dois outros retratos do
período italiano.

Mas a atribuição é reforçada com diferentes argumentos por
diversos estudiosos, inclusive por um especialista de El
Greco como Álvarez Lopera, que recorda como Charles de Guise
estivesse então em próximo contato com os Farnese,
promotores de El Greco em Roma.

O desinteresse pela perspectiva da janela, a iluminação um
pouco espectral, o eximio manejo da cultura veneziana e a
atmosfera vagamente estranha que emana da fixidez da figura
parecem outros argumentos em favor dessa atribuição.

Luiz Marques
17/12/2011

Bibliografia:
1978 – M. Natale (org.), Venezianische Kunst in der Schweiz
und in Liechtenstein. Catálogo da exposição, Genebra, cat.
n. 80.
1982 – M. Douglas-Scott, “The portrait of Charles de Guise,
Cardinal de Lorraine”. Arte Veneta, XXXVI, pp. 216-217.
1999 – J. Álvarez Lopera, El Greco. Identity
and Transformation. Crete. Italy. Spain. Catálogo da
exposição, Madri: Skira, pp. 363-364.

Artista

El Greco, Doménikos Theotokópoulos, chamado

Data

1572

Local

Zurich, Kunsthaus

Medidas

202 x 117,5 cm

Técnica

Óleo sobre tela

Suporte

Pintura

Tema

A Figura Humana Retratos e Caricaturas

Período

36 - SÉCULO XVI

Index Iconografico

1700C - Retratos Pintura; 1700C1 - Personagens contemporâneas

Autor

Luiz Marques

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