Grande ânfora funerária de Dipylon

Registro inventarial: inv. n. 804

Considerada uma das mais conservadas e espetaculares obras do período geométrico ateniense, esta ânfora provém da necrópole de Kerameikos, diante do Dipylon de Atenas, onde quase outros 50 vasos foram encontrados.

Ânforas como esta demarcavam o túmulo de um membro da aristocracia ateniense e serviam além disso como receptáculos de libação, isto é, de oferenda de uma bebida, normalmente vinho, consagrada a uma divindade ou à memória do falecido ou falecida.

Atenas 804 é inteiramente recoberta de frisas geométricas e animalistas, e entre as alças vê-se a representação de uma prothesis, isto é, de um rito de lamentação fúnebre em torno de um cadáver exposto sob um baldaquino, no caso o de uma mulher, envolta em um longo vestido.

O ateliê do Mestre de Dipylon domina o assim chamado Tardo Geométrico I, a partir de 770 a.C., período no qual as figurações em meio aos padrões geométricos começam a ganhar maior complexidade, chegando a constituir verdadeiras cenas, em geral de caráter funerário ou, em menor escala, de batalhas terrestres e navais. Embora menores, tais cenas exibem muito maior qualidade que as do Tardo Geométrico II, de finais do século.

Como faz notar Coldstream (p. 109), “das cenas dos vasos funerários (…), podemos nos fazer uma ideia das práticas correntes de uma época na qual o rito de inumação prevalece rapidamente sobre o da cremação

Luiz Marques
18/03/2011

Bibliografia:
1963 – S. Meletzis, Le Musée archéologique National d´Athènes. Zurique: Éd. Schnell e Steiner, p. 46
1977 – J. N. Coldstream, Geometric Greece. Londres: Metuhen, pp. 110-112

Artista

Mestre de Dipylon

Data

-750a. C. circa

Local

Atenas, Museu Arqueológico Nacional

Medidas

155 cm de altura

Técnica

Cerâmica

Suporte

Pintura

Tema

Mitologia, História e Topografia Antigas

Período

ARTE GRECO-ROMANA

Index Iconografico

430 - Iconografia funerária antiga; 430A - Cortejos e Cenas de inumação, cremação ou lamentação

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *