Vassouras

“Esta litografia foi realizada para ilustrar o livro “”Brasil Pitoresco””, de Charles Ribeyrolles e Victor Frond, publicado entre 1859 e 1861.

Seus autores percorreram o interior do Rio de Janeiro por volta de 1858. As fotografias foram utilizadas como base para as litografias realizadas na Maison Lemercier, em Paris. As litografias originais produzidas para ilustrar o livro não eram coloridas, mas muitas cópias passaram a circular entre colecionadores com cores acrescentadas por artistas diversos.

Nessa gravura que mostra o município de Vassouras, podemos distinguir nitidamente a devastação provocada no local pelas práticas adotadas para o plantio do café.

No plano de fundo, as montanhas aparecem desprovidas de vegetação e, em primeiro plano, o observador percebe apenas plantas rasteiras, as únicas que conseguiam se desenvolver em solos desgastados pelo plantio do café sem o manejo adequado. No plano intermediário podemos observar a beleza da arquitetura da cidade, de tendência neoclássica.

No texto, Ribeyrolles critica duramente a prática das queimadas e comenta, acerca do município de Vassouras:

“”Seus montes, a dez léguas derredor, têm sido devastados e queimados. Sob as cinzas, que, graças ao orvalho, formam seiva, plantou-se por toda a parte o arbusto oriundo da feliz Arábia. (…) E Vassouras exporta hoje, cada ano, mais de um milhão e meio de arrobas.

Na verdade, isto é belo. Mas o cafeeiro esgota a terra e não produz mais, depois de alguns anos. É então necessário dar repouso ao solo e plantar mais longe. Não constitui barbaridade colher o fruto e queimar a floresta?””

Maria Antonia Couto da Silva
07/04/2010

Bibliografia:
1980 – C. Ribeyrolles. Brasil Pitoresco. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, p. 229.
2008 – M. A. Couto da Silva. “”Representação da paisagem e crítica ambiental: comentário sobre o álbum Brasil Pitoresco, de Charles Ribeyrolles e Victor Frond””. Campinas,Revista de História da Arte e Arqueologia, n.10, jul-dez, p. 83-97.

Artista

FROND, Victor (fotografia); CICÉRI, Eugène (lito)

Data

1858-1861

Local

Rio de Janeiro, Biblioteca Nacional

Medidas

33,5 x 48 cm.

Técnica

Litografia

Suporte

Pintura

Tema

Natureza Paisagem e Arcádia

Período

50 - SÉCULO XIX

Index Iconografico

1602 - Paisagens com arquiteturas e figuras; 1604 - Paisagem devastada;

Autor

Maria Antonia Couto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *