Apolo Citaredo

Trata-se de um Apolo Citaredo, cuja lira ou cítara, com suas formas extraordinarias, é exibida demasiado em evidência para não suscitar a suspeita de um significado simbólico.

De fato, esta fantástica cítara de seis cordas é coroada pela águia de Júpiter e apoiada sobre a cabeça de Diana com a meia-lua, sendo ainda adornada com esculturas de duas prováveis figuras de musas. Tais atributos permitem reconhecer nela um significado cósmico-pitagórico em que se reúnem o dia e a noite, o céu e a terra, mediados pelas musas, em suma, o inteiro universo harmônico, unificado pelas consonâncias do hexacórdio.

É possível que esta obra seja o pendant da Juno, também da Cassa di Risparmio de Prato, cujas dimensões (97,5 x 78,5 cm) são de pouco superiores às deste Apolo.

Talvez o mais delicado (ao lado de Jacopo Vignali) dentre os pintores florentinos da maniera vaga (Baldinucci), formados na trilha de Curradi, Passignano e Allori, Cesare Dandini foi provavelmente já desde os anos 1630 em relação com o mundo da música florentina, como se infere de seu estilo particularmente teatral e também de suas relações com Giovanni Battista Severi, músico ligado à corte dos Medici.

Destes anos deve-se datar este Apolo, de uma extrema elegância, mais monumental que as típicas meia-figuras de Dandini. Pode-se talvez reconhecer aqui um autoretrato idealizado, e não apenas porque, como assegura Baldinucci, Dandini foi jovem de singular beleza, mas também pelas semelhanças tipológicas com os semblantes das Virgens de Curradi, o qual, como reporta ainda Baldinucci, servia-se para pintá-las do rosto de Dandini.

Luiz Marques
03/05/2010

Bibliografia:

1983 – G. Cantelli, Repertorio della Pittura Fiorentina del Seicento. Fiesole: Opus Libri, p. 57
2000 – L. Marques, in S. Ferino-Pagden, Dipingere la Musica. Catálogo da exposição. Cremona

Artista

DANDINI, Cesare

Data

1640c.

Local

Prato, Cassa di Risparmio

Medidas

93 x 75 cm

Técnica

Óleo sobre tela

Suporte

Pintura

Tema

Mitologia, História e Topografia Antigas

Período

SÉCULO XVII

Index Iconografico

12Apo - APOLO Febo, Hélio, Sol

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *