Testa di Marinaio [Cabeça de Marinheiro]

“Cabeça de Marinheiro” é uma escultura em bronze apresentada por Achille d´Orsi (1845-1929) na Exposição da Academia de Brera de 1878.

A obra demonstra o interesse do escultor italiano em representar pessoas do povo, como marinheiros, carroceiros ou pescadores.

Como aponta Mimita Lamberti, a escultura de d´Orsi corresponde ao gosto verista de uma aproximação direta entre a pesquisa folclórica e a classificação científica. O escultor abordou o estereótipo cultural da representação de um povo primitivo, vizinho da natureza e instintivamente feliz.

Na opinião da autora, essa aproximação entre o pitoresco e a fiel documentação de costumes e dos tipos do mundo napolitano tornou-se um sucesso comercial. Lamberti ressalta o cuidado de d´Orsi em retratar a boina, o brinco e a medalha apotropaica do personagem.

Um comentário da revista “L´Illustrazione Italiana” nos permite perceber as novidades formais apontadas pela crítica de arte neste trabalho:

“Ao contrário do habitual corte simétrico abaixo da clavícula e entre ombro e pescoço, tradicionais para os bustos que se colocam sobre um plinto, a cabeça feita por d´Orsi era quebrada desigualmente no pescoço, como se fosse separada de uma estátua inteira. Essa novidade material que dava ao bronze o aspecto de um fragmento de estátua escavada de alguma ruína, foi reproduzida depois por outros escultores, para outras cabeças, mas nenhum conseguiu reproduzir aquele caráter de determinação, e a vida que, animando a obra do artista napolitano, obrigava a parar todos que passavam em frente a ela, tomados por uma daquelas fortes impressões que se sente diante das obras-primas.
(…) aquela cabeça tinha o caráter e a amplitude de uma obra antiga e a vivacidade de sentimento que existe na índole da arte moderna.”

Maria do Carmo Couto da Silva
04/03/2011

Bibliografia;
1877 – IL MARINAJO. L´Illustrazione Italiana, Milano, ano IV, n.14, 8 abril, p.84.
1983 – M. M. Lamberti, Aporie dell´arte sociale: il caso Proximus Tuus. Annali della Scuola Normale Superiore di Pisa. Pisa, serie III, v. XIII, 4, pp. 1085-1086.
1984 – M. Simonetta de Marinis. Il tempo, la vita e l´arte do Achille d´Orsi. Roma: Japadre, pp. 107-109.

Artista

d´ORSI, Achille

Data

1878

Local

Roma, Galleria Nazionale d´Arte Moderna

Medidas

não disponíveis

Técnica

Bronze

Suporte

Escultura

Tema

Vida Social e Gênero

Período

50 - SÉCULO XIX

Index Iconografico

O Marinheiro; 700B - Retratos e caricaturas Escultura

Autor

Maria do Carmo Couto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *