Retrato provável de Mausolo

Encontrada no lado norte do sítio arqueológico, a estátua em questão, reconstituída a partir de ao menos 77 fragmentos, é um dos 36 colossos que adornavam o monumento funerário de Mausolo, rei da Cária (reino situado no litoral sudoeste da Turquia), da dinastia dos Hecatômnidas, que reinou entre 377 e 353 a.C.. Erguido por sua esposa e irmã, Artemísia II, entre 353 e 350, o imenso monumento, conhecido como Mausoléu de Halicarnasso, foi considerado uma das 7 Maravilhas da Antiguidade.

Sir Charles Thomas Newton (1816-1894), descobridor em 1856/1857 de suas ruínas, acreditava que a presente estátua figurava o retrato do próprio Mausolo. Na realidade, a estátua representa provavelmente um dos membros da dinastia dos Hecatômnidas. A figura obedece a uma tipologia asiática, e não grega, seja nos traços, no tipo de barba e bigode, como nos cabelos longos e nas vestes. Sua sandália é do tipo conhecido pelo nome de trochades.

Do monumento restam vestígios na cidade de Bodrum, antiga Halicarnasso, além de uma frisa e algumas estátuas colossais, conservadas no British Museum, dentre as quais a presente escultura é a melhor conservada.

O Mausoléu de Halicarnasso compunha-se, supostamente, de um pódio em quatro níveis concêntricos, medindo no períbolo, i.e., no perímetro do temenos, 105 por 242 metros. Na base do pódio, ele media 38,4 x 32 cm. e no estilobate, 32 x 26 metros. Suas alturas: pódio de 22 metros de altura, do qual se erguia uma colunata jônica de 9 colunas por 11, de aproximadamente 12 metros de altura (espaço interaxial = 3 metros). Sobre esta colunata elevava-se, por sua vez, uma pirâmide em degraus de 6,6 metros de altura, coroada por uma quadriga. Ao todo, 57,6 metros de altura.

O monumento, edificado pelos arquitetos Pitios e Sátiro, foi decorado de esculturas e relevos executados por alguns dos maiores escultores áticos da época: Escopas (face leste), Briaxis (norte), Timóteos (sul) e a Leócares (oeste).

Luiz Marques
15/05/2010

Artista

Anônimo

Data

-350a. C. circa

Local

Londres, British Museum

Medidas

desconhecidas

Técnica

Mármore

Suporte

Escultura

Tema

Mitologia, História e Topografia Antigas

Período

ARTE GRECO-ROMANA

Index Iconografico

252 - História da Anatólia após Alexandre; 252Mau - Mausolo, Artemísia e o Mausoléu de Halicarnasso; 1700B1 - Retratos escultóricos contemporâneos

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *