A visão de Ezequiel

Na inscrição lêem-se as palavras de Iahweh a Ezequiel (36-37), no exílio, anunciando-lhe a restauração da pureza e a ressurreicão da carne. Iahweh leva Ezequiel a um vale repleto de ossos e diz-lhe:

et dabo super vos nervos et succrescere faciam super vos carnes et superextendam in vobis cutem et dabo vobis spiritum et vivetis et scietis quia ego Dominus.

e cobrir-vos-ei de nervos e farei crescer carne em vós e estenderei uma pele sobre vós e dar-vos-ei espírito e vivereis e sabereis então que sou o Senhor.

A visão de Ezequiel é uma das passagens mais frequentemente citadas como contraponto vétero-testamentário da visão de São João na ilha de Patmos, por ele narrada no Apocalipse.

Essa gravura de Giorgio Ghisi (1520-1582), artista mantuano autor de pouco mais de setenta águas-fortes em geral de reprodução, registra uma invenção de Giovanni Battista Bertani e fornece um documento precioso para a reconstituição dos afrescos muito fragmentários da igreja de Santa Paola, em Mântua, então convertida em Pantheon dos Gonzaga. Conhecem-se fragmentos ou testemunhos textuais de afrescos e catafalcos executados por Giulio Romano, por exemplo, para Isabella d´Este e para Frederico II Gonzaga, falecidos respectivamente em 1539 e 1540. Um fragmento de afresco remanescente na igreja de S. Paola mostra ainda uma das cariátides do sarcófago da direita na gravura de Ghisi, afresco executado talvez por ocasião das exéquias de Francesco III Gonzaga (morto em 1550), conforme conjectura de Belluzzi.

Luiz Marques
22/03/2010

Bibliografia

1986 – S. Boorsch, M. Lewis, R.E. Lewis, The Engravings of Giorgio Ghisi. Catálogo da exposição, New York, p. 75
1989 – A. Belluzzi, in H. Gombrich, M. Tafuri et alia, Giulio Romano. Catálogo da exposição. Mântua, Palazzo Te e Palazzo Ducale, p. 568

Artista

GHISI, Giorgio

Data

1554

Local

Bolonha, Pinacoteca Nazionale

Medidas

416 x 676 mm

Técnica

Água-forte

Suporte

Pintura

Tema

Bíblia e Cristianismo

Período

36 - SÉCULO XVI

Index Iconografico

550.4 - A visão de Ezequiel

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *