Virgem em trono com o Menino Jesus, S. Francisco, S. Domingos e anjos

A Virgem em trono deriva em diversos aspectos da Maestà de Cimabue nos Uffizi. Sem ser muito rara, a presença de um S. Francisco e de um S. Domingos não é propriamente usual na iconografia mariana, haja vista a proverbial rivalidade entre as duas ordens religiosas.

Proveniente da Coleção do Príncipe Contini Bonacossi, ela foi atribuída a Cimabue por Roberto Longhi, que a situava em um momento extremo do percurso do artista, quando já assimilava as cenas das Histórias de Isaac, os primeiros afrescos de Giotto na Basílica Superior de Assis.

A atribuição não grangeou o consenso dos estudiosos e Sindona, por exemplo, tende a rebaixar de modo peremptório a qualidade artística do retábulo, na realidade dificilmente aquilatável em decorrência de seu pobre estado de conservação.

Notando as diferenças de estilo e concepção da forma entre esta Virgem e o mosaico de S. João na Catedral de Pisa, última obra segura de Cimabue (1301c.), Luciano Bellosi prefere retirá-la, por “improvável”, do rol das obras autógrafas do grande mestre florentino, sugerindo, cautelosamente, a autoria de um pintor anônimo, ativo também nos anos da passagem de Cimabue a Giotto, o Maestro della Cappella Velluti, cujos afrescos com a cena de “Gargano e o Touro” na homônima capela em Santa Croce, em Florença, foram outrora atribuídos a Cimabue.

O estudioso propõe como terminus post quem a Madona de Arnolfo di Cambio, esculpida após 1296, dadas as semelhanças estilísticas entre os dois Meninos Jesus.

Luiz Marques
16/07/2011

Bibliografia:
1939/1947 – R. Longhi, Giudizio sul Duecento. Opere Complete. Volume VII, Florença, 1974, pp. 1-53.
1975 – E. Sindona, L´Opera Completa di Cimabue e il momento figurativo pregiottesco. Milão, Rizzoli, p. 115
1987 – L. Marques, La Peinture du Duecento en Italie Centrale. Paris, Picard.
1998 – L. Bellosi, Cimabue, Milão, Federico Motta, p. 257

Artista

Maestro della Cappella Velluti

Data

1300c.

Local

Florença, Galleria degli Uffizi

Medidas

133 x 81 cm

Técnica

Têmpera sobre madeira

Suporte

Pintura

Tema

Bíblia e Cristianismo

Período

OCIDENTE MEDIEVAL

Index Iconografico

711 - A Virgem com o Menino Jesus; 711A - Maestà. A Virgem no trono com o Menino Jesus e os Anjos; 712A - A Virgem com o Menino Jesus e Santos (Sacra Conversação)

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *