O Cristo coroado de espinhos

Entre busto e meia-figura, o Cristo aparece sobre um fundo escuro, representado após a ressurreição, como demonstram os estigmas.

Na origem, este Cristo coroado de espinhos, descoberto em 1947, integrava um díptico, tendo na aba direita uma “Mater dolorosa”, obra hoje conservada em coleção particular na Inglaterra (53,2 x 37,2 cm).

É o diálogo compassivo entre a mãe orante e o filho sacrificado que torna plenamente inteligível o gesto de exposição das estigmas voltado para a direita, e não para o espectador.

Pode-se também entender esta imagem do Cristo como uma imagem de segundo grau, isto é, como uma imagem diante da qual a Virgem ora.

Desmembrado em um momento desconhecido, o díptico deve ter estado desde sempre em Florença, pois Domenico Ghirlandaio o copiou, por volta de 1480.

Na segunda metade do século XV, vários artistas flamengos foram objeto da emulação de artistas italianos, tais como Schongauer, Van der Goes, Van der Weyden e Memling.
Registro inventarial: inv. J.1176a

Outrora considerada obra do ateliê de Hans Memling (1430/40-1494), esta cópia do mestre flamengo, cujo original* encontra-se em Gênova, Palazzo Bianco, foi atribuída a Domenico Ghirlandaio (1449-1494) ou a seu ateliê. Ela acrescenta o motivo da coluna da flagelação.

Quer por emulação, quer com vistas à contrafação, a cópia ou transposição em outro suporte de obras de artistas flamengos era particularmente praticada em Florença durante os anos 1480.

É convidativo pensar que, ao entrar no ateliê de Ghirlandaio em 1487, Michelangelo, que logo faria uma cópia a têmpera da famosa gravura das “Tentações de S. Antonio Abade” de Schongauer, terá visto a notável cópia pintada por seu mestre(óleo sobre madeira, 54 x 34 cm, Philadelphia Museum of Art) deste Cristo coroado de espinhos de Memling.

Luiz Marques
20/01/2011

Bibliografia
1969 – G.T. Faggin, L´Opera Completa di Memling. Milão, Rizzoli, p. 103
2002 – T.-H. Borchert, Le siècle de Van Eyck. Le monde méditerranéen et les primitifs flamands. Gand, Amsterdam: Ludion, pp. 244 e 260.

Artista

GHIRLANDAIO, Domenico

Data

1480c.

Local

Philadelphia Museum of Art

Medidas

54,3 x 33,7 cm

Técnica

Óleo sobre madeira

Suporte

Pintura

Tema

Bíblia e Cristianismo

Período

SÉCULO XV

Index Iconografico

606E - Paixão de Jesus Cristo; 606E27 - O Cristo coroado de espinhos; 606E32 - "Ecce Homo" ou o Cristo como Vir dolorum

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *