Monumento a José de Alencar, Parte 9 – Medalhão

O “Monumento a José de Alencar” (1897) de Rodolfo Bernardelli traz em sua base quatro belíssimos medalhões, em que há retratos de Martim, Iracema, Peri e Cecília, personagens dos romances “O Guarani” (1857) e “Iracema” (1865).

No medalhão “Martim” o artista representou o personagem como um nobre europeu, com uma barba curta e os cabelos não muito longos, portando um chapéu de aba larga adornado com plumas e vestindo uma camisa pregueada.

Nesse retrato Bernardelli procurou enfatizar a origem portuguesa do personagem, provavelmente com o objetivo de criar uma contraposição à representação do índio, com a floresta ao fundo, existente no medalhão “Peri´.

Maria do Carmo Couto da Silva
07/03/2011

Bibliografia:
2011 – M.C. Couto da Silva. Rodolfo Bernardelli, escultor moderno: análise da produção artística e de sua atuação entre a Monarquia e a República. Campinas,SP: [s. n.]. Tese de Doutorado em História da Arte, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/UNICAMP, p.104.

(continua no texto que acompanha a imagem 10)

Artista

BERNARDELLI, Rodolfo

Data

1897

Local

Rio de Janeiro, Praça José de Alencar

Medidas

não disponíveis

Técnica

Bronze

Suporte

Escultura

Tema

Literatura Medieval Moderna e Contemporânea

Período

O SÉCULO XIX NA AMÉRICA HISPÂNICA E NO BRASIL (A PARTIR DE 1822)

Index Iconografico

508A - Monumentos cívicos à glória de uma personagem; 1000-AlIr - Iracema

Autor

Maria do Carmo Couto

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