As Tentações de S. Antônio Abade

A Lucas van Leyden (1494 / 1533), Karel van Mander dedicou em suas Vidas dos ilustres pintores flamengos, holandeses e alemães (1604) uma biografia bastante extensa na qual, contudo, enfatiza a excepcional habilidade do artista como gravurista, em detrimento de sua atividade como pintor. De fato, Lucas van Leyden foi o primeiro artista holandês a estabelecer, enquanto ainda em vida, uma reputação internacional como gravador. Dürer, por exemplo, adquire em 1521 toda sua obra gráfica. Na Itália, Andrea del Sarto e Pontormo conhecem suas águas-fortes, Vasari inclui-o em suas biografias de artistas e, mesmo mais tarde, em pleno século XVII, Rembrandt colecionava muitas de suas gravuras, que muito o influenciaram. De Lucas se conhecem mais de 170 gravuras, datadas de praticamente de todos os anos de sua carreira, entre 1508 e 1530.

Karel van Mander cita uma gravura representando as Tentações de Santo Antonio Abade, mas nenuma pintura, sendo esta do Museu de Bruxelas atribuída ao grande mestre holandês a partir de critérios estilísticos.

A influência de Bosch é aqui evidente no que se refere às representações metafóricas e não antropomórficas do mal, em oposição à convencional representação de demônios, tal como os caracterizara a tradição medieval e, de modo superlativo, a gravura homônima de Martin Schongauer* (1470-1475), então muito difundida (a ponto de ser imitada por Michelangelo por volta de 1490), e o Tríptico da Altar de Isenheim (1512-1516)no Musée d´Unterlinden em Colmar.

Sobre a iconografia das Tentações de Santo Antônio e suas fontes textuais a partir da Vida de Antonio por Atanásio de Alexandria, redigida entre 357 e 360, veja-se
o comentário às Tentações de S. Antônio* de Sasseta (1423), uma pequena e excepcional têmpera conservada em Siena, Pinacoteca Nazionale.

Luiz Marques
15/07/2010

Bibliografia
1996 – Ph. Walter (org.), Saint Antoine entre mythe et légende, Grenoble, Ellug, Université Stendhal
2004 – Athanase d`Alexandrie, Vie d`Antoine, texte, traduction française, introduction et notes par G.J.M. Bartelink, Paris, .

Artista

Lucas van Leyden

Data

1530c.

Local

Bruxelas, Musées Royaux des Beaux-Arts

Medidas

66 x 71 cm

Técnica

Óleo sobre tela

Suporte

Pintura

Tema

Bíblia e Cristianismo

Período

36 - SÉCULO XVI

Index Iconografico

806 - Imagens e Ciclos Biográficos de santos; 806AntA - Santo Antônio Abade; 751 - As tentações

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *