Laocoonte e seus filhos (imagem 8)

“(continuação do comentário à imagem 7 do Laocoonte)

Bibiografia:

Fontes:
– Século VII a.C. – Arctino de Mileto, Ilioupersis.
Fragmentos na “”Crestomacia””, 239 e seg. de Proclus (século V
d.C.). In Homeri opera, Tomo V, Cyclum Fragmenta, ed. T.W.
Allen, Oxford, 1912, p. 107.

– Século V – Sófocles, Laocoonte (fragm. 370-377), in
Tragicorum Graecorum Fragmenta, IV, Sófocles, ed. S. Radt,
Göttingen, 1977

– 285-247 a.C. – Lykophron, Alexandra. C. Holzinger von
Weidich (ed. e trad.), Lykophron´s Alexandra: Griechisch und
Deutsch. Mit Erklrenden Anmerkungen, 1895, reprint, New
York, Kessinger Publishing, 2012.

– 29-19 a.C. – Públio Virgílio Maro, Aeneis (Eneida), Canto
II. Tradução de Manuel de Odorico Mendes (1854), edição de
P. S. de Vasconcellos, Campinas, Editora da Unicamp, 2008,
pp. 65-89.

– 8 a.C. – Dioniso de Halicarnasso, Antiguidades Romanas
(48, 2). Paris: Belles Lettres.

70-79 – Gaio Plínio Segundo, Naturalis historia, edição
bilingue, trad. e notas de A. Corso, R. Mugellesi, G.
Rosati, Turim: Einaudi, 1988, vol. V, p. 589.

Ante 207 – Hyginus, Fabulae, trad. de R. Scott Smith e S. M.
Trzaskoma, Indianapolis, Cambridge: Hackett Publishing
Company, 2007, p. 144.

180-230 circa – Pseudo-Apolodoro, Epítome V, 17-18, ed. P.
Scarpi e trad. M.G. Ciani, Milão: Mondadori, 1996, p. 369.

Século XII – Joannis Tzestzes, Scholia ad Lycophron 347

1506 – J. Sadoleto, De Laocoontis statua Jacobi Sadoleti
carmen (1506), in G. P. Maragoni, Sadoleto e il Laocoonte.
Di un modo di descrivere l´arte. Parma: Zara.

Século XVI – Todas os documentos, poemas, cartas,
descrições, etc. foram recolhidos por Sonia Maffei, Apparato
documentario su “”La fama di Laocoonte nei testi del
Cinquecento””. In S. Settis, Laocoonte. Fama e stile. Roma:
Einaudi, 1999, pp. 85-230.

Estudos modernos:
1884 – P. de Nolhac, “”Une galerie de peinture au XVIe
siècle. Les collections de Fulvio Orsini””. Gazette des Beaux
Arts, XXIX, I, p. 434, n. 72.
1933 – M. Pohlenz, “”Laokoon””. Antike, IX, pp. 54-68.
1959 – R. G. Austin, “”Vergil and the Wooden Horse””. Journal
of Roman Studies, 49, pp. 16-25.
1942 – M. Bieber, Laocoon. The Influence of the group since
its discovery. New York: Columbia University Press.
1970 – H.H. Brummer, The Statue Court in the Vatican
Belvedere. Estocolmo: Kungl. Boktryckeriet PA.
1976 – P. Dal Poggetto, “”Inediti disegni murali
michelangioleschi nella Sagrestia Nuova di San Lorenzo””.
Mitteilungen des kunsthistorisches Institut in Florenz, XX,
1, 1976, pp. 53-86.
1976 – P. Dal Poggetto, “”I disegni murali di Michelangiolo
scoperti sotto la Sagrestia Nuova di San Lorenzo””.
Prospettiva, 5, pp. 11-46.
1980 – C. Zintzen, Die Laokoonepisode bei Vergil. Wiesbaden.
1981 – F. Haskell, N. Penny, Taste and the Antique. The Lure
of Classical Sculpture. 1500-1900, New Haven, Londres.
1982 – G. Daltrop, Die Laokoongruppe im Vatikan. Ein Kapitel
aus fer römischen Museumgeschichte und der Antiken-
Erkundung. (Xenia. Konstanzer Althistorische Vorträge und
Forshungen), Constância, ed. W. Schuller, Heft 5.
1983 – J. Legrand, “”Filippino Lippi: Tod des Laokoon””.
Zeitschrift für Kunstgeschichte, 46, 2, pp. 203-214.
1985 – J. P. Barron, P.E. Easterling, “”La tradizione epica
dopo Omero e Esiodo””. The Cambridge History of Classical
Literature, tradução italiana, Milão, Mondadori, 1989, pp.
195-214.
1986 – P. P. Bober, R.O. Rubinstein, Renaissance Artists and
Antique Sculpture. A Handbook of Sources, Londres.
1987 – S.V. Tracy, “”Laocoon´s Guilt”” The American Journal
of Philology 108.3, p. 453.
1987 – G. Agosti, V. Farinella, Michelangelo e l´arte
clássica. Catálogo da exposição, Florença, p. 56.
1988 – B. Andreae, Laokoon und die Gründung Roms, Mainz,
trad. ital. Milão: Il Saggiatore, 1989.
1992 – F. Hartt, “”Michelangelo, the Mural Drawings, and the
Medici Chapel””. Proceedings of the symposium Michelangelo
Drawings. Studies in the History of Art, 33, pp. 179 211;
1992 – S. Richter, Laocoon´s Body and the Aesthetics of
Pain: Winckelmann, Lessing, Herder, Moritz, Goethe. Detroit:
Wayne State University Press.
1998 – M. Winner, B. Andreae, C. Pietrangeli (org.), Il
Cortile delle Statue. Der Statuenhof des Belvedere im
Vatikan. Akten des internationalen Kongresses zu Ehren von
Richard Krautheimer (Roma, 21-23 Outubro, 1992). Mainz
1999 – S. Settis, Laocoonte. Fama e stile. Roma: Einaudi
2005 – L. Catterson, “”Michelangelo´s Laocoön?””. Artibus et
historiae, 26, 52, pp. 29-56.
2006 – F. Buranelli (dir.), Laocoonte alle origini dei Musei
Vaticani. Roma: “”L´Erma”” di Bretschneider.
2007 – L. Rebaudo, Il Braccio Mancante. I restauri del
Laocoonte (1506-1957). Trieste: Editreg.”

Artista

Agesandro, Atanadoro e Polidoro

Data

-40/ 20 a.C. circa ou 14 / 37 d.C.

Local

Vaticano, Museo Pio Clementino

Medidas

242 cm de altura

Técnica

Mármore

Suporte

Escultura

Tema

Mitologia, História e Topografia Antigas

Período

ARTE GRECO-ROMANA

Index Iconografico

84 - Eneida; 84laoc - Laocoonte II.199-231

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *