Registro inventarial: inv. 613E recto
Além da grisaille de Holkham Hall*, cópia do cartão de Michelangelo atribuída a Aristotile da Sangallo, um numeroso corpus de desenhos (originais ou cópias) permite fazer-se uma idéia dos elementos em jogo na Batalha de Cascina de Michelangelo.
Este corpus pode ser classificado em conformidade com a hipótese de que a composição se dividisse em três grupos mais ou menos distintos, segundo uma estrutura sem coesão narrativa, similar à do afresco do Dilúvio da Capela Sistina:
(a) Banhistas da grisaille de Holkham Hall;
(b) Carga da cavalaria florentina;
(c) Batalha dos soldados, vale dizer, os estudos de figura não presentes na grisaille de Holkham Hall:
O presente desenho, pertencente ao primeiro grupo, dos Banhistas, é o que dá a mais abrangente idéia da estrutura cênica da Batalha e o que mais estreitas relações mantém com a grisaille de Holkham Hall.
Contrariando a tradição catalográfica e Gotti [1875:171], Berenson considerou inicialmente este precioso desenho como uma cópia de Alessandro Allori, no que foi contestado por Justi [1909:163] para quem se trata de um original.
Berenson [1938:1397C] revê sucessivamente sua opinião e a autografia de Michelangelo é desde então consensual. Em uma circunstanciada análise desse desenho, Hirst [1986:43-49], [1988/1993:60] procura demonstrar que:
a. o desenho não seria uma primeira idéia da composição, mas a conclusão de diversos estudos parciais (British Museum, Paris, Uffizi 233F), que são então reorganizados pelo artista, demonstrando que Michelangelo “iniciou o seu espisódio central com um motivo diverso, o dramático sinal de alarme dos Florentinos”;
b. a passagem do presente desenho ao cartão corresponde “a uma consistente tendência a uma crescente abstração figurativa e a uma expressão narrativa menos literal”;
c. e que, portanto, “o conhecido semi-isolamento das figuras na griasaille era muito menos evidente no primeiro esquema a carvão, o qual tinha coerência narrativa mais rigorosa do que a célebre floresta de mármores”
No verso deste desenho dos Uffizi, há esboços superpostos de figuras do grupo central.
Sugestivamente, Rosenauer e Hirst [1986:56] caracterizam o desenho do recto como um “Géricault avant la lettre”, tais as suas semelhanças com o Radeau de la Méduse;
Luiz Marques
30/01/2011
Bibliografia:
1875 – A. Gotti, Vita di Michelangelo Buon