Belerofonte domando Pégaso

“Registro inventarial: inv. Pl. 5596

Há uma inscrição em baixo:

expressit me Bertholdus Conflavit Hadrianus,

“”Bertoldo figurou-me; Adriano fundiu””

Filho de Netuno e de Eurimedeia (filha do rei de Megara),
Belerofonte recebe de Ióbates, rei da Lícia, a ordem de
matar a Quimera, um monstro que devastava o país e raptava o
gado. Belerofonte, que encontrara Pégaso na fonte de Pirene,
em Coríntio, monta no cavalo alado e mata a Quimera.

Ao figurar Belerofonte domando Pégaso, Bertoldo imagina uma
cena sem contrapartida nas fontes escritas, pois o mítico
corcel não lhe resiste, já que lhe fora ofertado, seja por
Atena, seja por Netuno. A liberdade em relação ao texto
explica-se pelo fato de que seu modelo não é textual, mas
visual.

De fato, esta pequena obra de temática rara impressiona por
sua capacidade de imitar e medir-se com um dos mais
prestigiosos modelos da escultura monumental romana: os
Dióscuros do Quirinal. É pioneiro o interesse de Bertoldo
pela imitação da escultura monumental romana, já que até os
anos 1470 os escultores tendiam a imitar, predominantemente,
modelos oriundos do universo da glíptica, das moedas e
medalhas, em suma, das obras de gabinete.

A obra foi encomendada com toda a probabilidade pelo
humanista Febo Capella, ao final de sua longa estada em
Florença como Embaixador de Veneza (Cancelliere grande
della Serenissima
), missão iniciada em 1460 e finda
entre 1481 e 1482, data de sua morte.

Além de mecenas, Febo Capella foi o destinatário do pequeno
tratado de Marsilio Ficino, Quid sit lumen in corpore
mundi, in angelo, in Deo
e de poesias compostas por Naldo Naldi, Giovanni Aurelio Augurelli e Giovanni Battista
Trevisani. Niccolò Tomeo dedicou-lhe o diálogo Phoebus de
aetatum moribus
.

Luiz Marques
10/01/2011

Bibliografia:
1975 – S. Prete, “”Febo Capella””. Dizionario Biografico degli
Italiani, vol. 18, ad vocem.
1992 – J.D. Draper, Bertoldo di Giovanni. Sculptor of the
Medici Household, Critical Reappraisal and Catalogue
Raisonné. Columbia, Londres, Univ. of Missouri Press, cat.
18, pp. 176-185;
1999 – J.D. Draper, “”Bertoldo di Giovanni. Bellerofonte e
Pegaso””, in K. Weil-Garris Brandt et alia, Giovinezza di
Michelangelo. Catálogo da exposição, Florença, pp. 262-65. “

Artista

Bertoldo e Adriano Florentino

Data

1481/ 1482

Local

Viena, Kunsthistorisches Museum

Medidas

32,5 cm

Técnica

Bronze

Suporte

Escultura

Tema

Mitologia, História e Topografia Antigas

Período

SÉCULO XV

Index Iconografico

12Netx - Os Amores de Poseidon Netuno; 12NetxEuri -
Belerofonte; 11Peg - Pégaso

Autor

Luiz Marques

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