Entrada do Exército Libertador (metade direita, parte 2)

(continuação do texto que acompanha a imagem número 1)

O pintor representou a festividade de 2 de julho, quando o Exército Libertador, vitorioso, desfilou pela cidade de Salvador.

Utilizou uma paleta de cores claras para registrar o dia luminoso e o evento festivo, no momento em que o desfile passava em frente ao convento de Soledade.

Como nota Clarival Valladares, o jornalista Xavier Marques, no jornal “A Tarde”, de agosto de 1930, deixou uma das mais concisas e interessantes críticas dedicadas ao quadro:

“A pintura histórica não é o gênero de Presciliano da Silva. O Interior Bretão, a Oração da Tarde e Ex-Voto de Bandeirante vindas da mesma fonte de inspiração, aí estão a indicar as preferências de seu pincel”.

Continuou o crítico acerca desse quadro: “Momentos de emoções profundas, quando a alegria da vitória transfigura os brasileiros na esperança da paz e da liberdade conquistadas, Presciliano Silva interpretou esse lance de nossa história com exemplar sinceridade e inteligência retrospectiva, guardando a possível fidelidade ao quadro vivo de 1923.”

Xavier Marques lembrou ainda que o pintor não destacou os uniformes brilhantes dos soldados, mas os heróis anônimos que desfilaram pelas ruas.

Maria Antonia Couto
11/03/2011

Bibliografia:
1930 – Xavier Marques. [Presciliano Silva]. “A Tarde”, Salvador, agosto, n. 6125.
1973 – C. P. Valladares. Presciliano Silva: um estudo biográfico e crítico. Rio de Janeiro: Fundação Conquista, pp. 113-126.
2009 – H. Kraay. “Independência é liberdade: mais do que libertar o Brasil, escravos baianos entraram na guerra para conquistar sua alforria”. Revista de História da Biblioteca Nacional, n. 48, setembro, pp. 22-24. Disponível em:
http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=detalhe
Acesso: 11/03/2011

Artista

Presciliano Silva

Data

1929-1930

Local

Salvador, Salão Nobre da Prefeitura

Medidas

150 x 300 cm

Técnica

Óleo sobre tela

Suporte

Pintura

Tema

História Medieval Moderna e Contemporânea

Período

O SÉCULO XX NA AMÉRICA HISPÂNICA E NO BRASIL

Index Iconografico

O Exército e o Soldado; As Formações e a Parada Militar; 880 - Brasil Colônia; 882 - Brasil Império

Autor

Maria Antonia Couto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *