Cozinha de Maloca

Conhecemos pouco acerca da trajetória de Frisch no Brasil. Na opinião de vários pesquisadores, ele teria percorrido o Alto Amazonas por volta de 1865, em companhia do engenheiro e fotógrafo Franz Keller-Leuzinger.

Um folheto redigido em francês, impresso em 1869 no Rio de Janeiro, foi descoberto recentemente por Joaquim Marçal no acervo da Biblioteca Nacional. Ele apresenta uma lista de noventa e oito fotografias realizadas por Frisch a pedido de Georges Leuzinger. A maior parte das fotografias permanece desconhecida, mas por meio das obras relacionadas no folheto é possível verificar o itinerário percorrido e certos critérios que pautaram o registro fotográfico.

Frisch foi pioneiro ao documentar as habitações e costumes indígenas do Amazonas, realizando retratos de diversas etnias. A leitura do folheto permitiu perceber, entretanto, que um grande destaque foi dado à documentação das diversas espécies da flora local e que a maioria das fotografias era acompanhada de legendas que traziam os nomes científicos e características específicas de cada espécie (ver também Sumaúma em meio à Floresta Virgem*).

A imagem aqui comentada traz a informação: cozinha de maloca, sempre localizada a pequena distância da habitação. A legenda impressa faz menção a outra foto que mostra a habitação focalizada em primeiro plano. Frisch registrou os índios tecuna (ou tikuna) cercados por diversos objetos. Como nota Marçal “o vestuário do índio à direita é a prova mais gritante da descaracterização já sofrida”. O fotógrafo provavelmente solicitou aos índios que se mantivessem encostados às traves, para que a fotografia fosse bem sucedida. Os objetos foram cuidadosamente dispostos na cena, seguindo modelos da pintura de gênero, e a imagem é equilibrada pela geometria presente na habitação, em contraste com a natureza circundante.

Maria Antonia Couto da Silva
10/02/2011

Bibliografia:
1869 – Résultat d´une expedition photographique sur le Solimões ou Alto Amazonas et Rio Negro, faite por compte de G. Leuzinger. Rio de Janeiro : Tip. G. Leuzinger.
2007 – J. M. F. de Andrade. “Preciosidades do acervo: as primeiras fotografias da Amazônia”. Anais da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, volume 122, pp. 340-362. Disponível em: http://objdigital.bn.br/acervo_digital/anais/anais_122_2002.pdf
acesso: 10/02/2011

Artista

FRISCH, Albert

Data

1865c.

Local

Rio de Janeiro, Instituto Moreira Salles

Medidas

desconhecidas

Técnica

Fotografia

Suporte

Pintura

Tema

Ciência Ilustração científica e Etnografia

Período

O SÉCULO XIX NA AMÉRICA HISPÂNICA E NO BRASIL (A PARTIR DE 1822)

Index Iconografico

1210 - Representações Etnográficas, 1210Ind - O Indígena americano e os indigenismos

Autor

Maria Antonia Couto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *