Túmulo de José Bonifácio de Andrade e Silva, Parte 2

A escultura realizada por Bernardelli é verdadeiramente impressionante na representação do rosto de Bonifácio. Tendo como base a mascara mortuária do político traz no rosto a deformação causada pelos efeitos da doença e da morte. Trata-se de uma imagem exacerbadamente realista e para realizá-la o artista utilizou a mascara mortuária de José Bonifácio existente no Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro.

Maria do Carmo Couto da Silva
11/07/2010

Bibliografia:

s.d. – C. Silva Sobrinho. Um túmulo para o Patriarca da Independência. Santos, s.n., p.18.
1887 – Pequenos Echos. Revista Illustrada, Rio de Janeiro, ano 12, nº 451, 19 fev.,pp.3-4.
2008 – M. C. Couto da Silva. A propósito de três esculturas de Rodolfo Bernardelli: a Baiana (1886), o Retrato de Negro (1886) e o Túmulo de José Bonifácio (1888-89). In: CAVALCANTI, Ana M. T. et all (org.). Oitocentos: arte brasileira do Império à Primeira República. Rio de Janeiro: EBA/UFRJ, 2008. pp.440-444.

Artista

BERNARDELLI, Rodolfo

Data

1888c.

Local

Santos, Panteão dos Andradas

Medidas

não fornecidas

Técnica

técnica mista

Suporte

Escultura

Tema

A Figura Humana Retratos e Caricaturas

Período

50 - SÉCULO XIX

Index Iconografico

1700B1 - Retratos escultóricos contemporâneos; 1184 - O funerário e o cemiterial como gênero; 882.1840 - Segundo Reinado

Autor

Maria do Carmo Couto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *