Descida da Cruz (desenho preparatório 3: figura de mulher)

(continuação do comentário ao desenho preparatório 2: figura
de homem)

Registro inventarial: inv. 1506

A transferência do afresco sobre tela em 1809-1810 por
Pietro Palmaroli deve-se às ambições francesas e pontificais
de possuí-la, mas também à ruína da abóbada da capela Orsini
em 1800, que a deixou exposta às intempéries e à barbárie da
soldadesca francesa que se apossara do convento, confiscado
por Napoleão em 1798.

A restauração de Palmaroli em 1809 deu lugar a outra em 1821
pelo pintor Vincenzo Camuccini. A intervenção de 2004
devolveu à obra sua visibilidade, confirmando-a como
excepcional obra-prima de Daniele da Volterra, comparável
apenas ao afresco da Assunção da Virgem na mesma igreja.

Luiz Marques
09/01/2012

Bibliografia:
1568 – G. Vasari, Vita di Daniello Ricciarelli da Volterra,
ed. Barocchi-Bettarini, vol. V, p. 540
http://biblio.signum.sns.it/vasari/consultazione/Vasari/indi
ce.html
1587 – G.B. Armenini, De´ veri precetti della pittura di
Gio. Batista Armenino da Faenza. Ravenna. Pisa: Capurro,
1823; Turim: Einaudi, 1988, ed. por Marina Gorreri, com um
Prefácio de E. Castelnuovo, p. 27.
1759-1760 – G. G. Bottari (ed.), Vite de´più eccellenti
pittori, scultori e architetti, scritte da Giorgio Vasari…
corrette da molti errori e illustrate con note di Giovanni
Gaetano Bottari, Roma: N. e M. Pagliarini, 3 volumes, vol.
III, p. 135.
1953 – J. Wilde, Michelangelo and his studio. Italian
Drawings in the Department of Prints and Drawings in the
British Museum. Londres: British Museum, 1975, pp. 64-65.
1967 – M. Hirst, “Daniele da Volterra and the Orsini Chapel
I”. The Burlington Magazine, CIX, pp. 498-509.
1967 – B. Davidson, “Daniele da Volterra and the Orsini
Chapel II”. The Burlington Magazine, CIX, pp. 553-561.
2000 – P. Ragionieri, I bozzetti michelangioleschi della
Casa Buonarroti. Florença: Mandragora, pp. 74-77.
2004 – V. Romani, Daniele da Volterra. Amico di
Michelangelo. Catálogo da exposição. Florença, Casa
Buonarroti, pp. 30-32.
2004 – M. Marongiu, “Nicolas Dorigny”, in V. Romani, Daniele
da Volterra. Amico di Michelangelo. Catálogo da exposição.
Florença, Casa Buonarroti, p. 78.
2004 – C. Di Matteo, “Il restauro della Deposizione dalla
Croce di Daniele da Volterra”
http://www.studioesseci.net/evento.php?IDevento=39

Artista

Daniele da Volterra (Daniele Ricciarelli, dito)

Data

1541

Local

Paris, musée du Louvre

Medidas

362 x 333 mm

Técnica

Sanguina

Suporte

Pintura

Tema

Bíblia e Cristianismo

Período

36 - SÉCULO XVI

Index Iconografico

611 - Descida e Deposição da Cruz

Autor

Master

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *