Retrato de homem (Paolo da Terrarossa?)

Registro inventarial: inv. n. 690

Se a atribuição deste retrato monogramado a Andrea del Sarto (1486-1531), bem como sua datação em torno de 1517 / 1518, não suscitam dificuldades, a identificação da personagem retratada é problemática e foi objeto de diversas especulações, aí incluída a hipótese de que se trate de um auto-retrato.

As vestes de artesão ou de um comerciante e o objeto que ele carrega, provavelmente um tijolo de argila branca (mas a identificação é dificultada pela mutilação da tela), levaram A. Cecchi a propor com cautela o nome de Paolo da Terrarossa, fornaciaio e maior fornecedor de tijolos de Florença, a Compagnia da Terrarossa.

Na Vita di Andrea del Sarto, Paolo da Terrarossa é citado por Vasari “come amico universalmente di tutti i pittori”. A ele o biógrafo vendeu duas Madonas e é para ele que Andrea del Sarto pinta uma versão reduzida do Sacrifício de Abraão do Museo del Prado.

Um desenho nos Uffizi (inv. 661r.) poderia ser um estudo para este retrato.

Luiz Marques
05/11/2010

Bibliografia:
1959 – I. Härth, “Zu Andrea del Sartos Opfer Abrahams”. Mitteilungen des kunsthistorisches Institutes in Florenza, 8, 3, janeiro, pp. 167-173, p. 167.
1975 – C. Gould, National Gallery Catalogues. The Sixteenth Century Italian Schools. Londres, p. 234
1989 – A. Natali, A. Cecchi, Andrea del Sarto. Catalogue complet des peintures. Paris, Bordas, p. 78.

Artista

ANDREA DEL SARTO (Andrea d´Agnolo)

Data

1517/ 1518

Local

Londres, National Gallery

Medidas

72 x 57 cm

Técnica

Óleo sobre tela

Suporte

Pintura

Tema

A Figura Humana Retratos e Caricaturas

Período

36 - SÉCULO XVI

Index Iconografico

1700C = Retratos Pintura; 1700C1 - Retratos Contemporâneos

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *