Retrato de Peter von Clapis

Bartholomäus Bruyn (1493-1555) foi em seu tempo o mais prestigiado retratista de Colônia, criando nesta cidade uma tradição local de retratística herdada na segunda metade do século XVI por seu filho homônimo. Friedrich Hagenauer pinta seu retrato em um medalhão em 1539, nele inscrevendo sua idade de 46 anos:

Bartholomaus Bruyn pictor coloniensis anno aetatis xlvi

Seus retratos, como este ou o de Arnold von Brauweiler, no Wallraf-Richartz Museum de Colônia, são vívidos, expressivos e diretos, procurando decerto realçar o estatuto social elevado, a dignidade, a severidade e o decoro de seus modelos, sem contudo concessões à retórica antiquizante.

Malgrado seu pequeno formato, o retrato de Peter von Clapis é singular pela monumentalidade maciça de sua figura, que o losango descrito pela suntuosa pele estrutura. Chama também a atenção a segurança com que o modelo se assenhora inteiramente do nicho, ostentando seu anel e apossando-se do parapeito com a convicção de um trompe l´oeil.

A primeira obra conhecida de Bruyn, uma Coroação da Virgem em 1515, hoje em coleção privada alemã, foi encomendada por Peter von Clapis, Professor de Direito e mais tarde Reitor da Universidade de Colônia, além de ferrenho opositor da penetração da Reforma naquela cidade.

De uma família originária de Novara, na Itália, Peter von Clapis, matricula-se como aluno na Universidade de Colônia em 1496, aos 16 anos e conta neste retrato aproximadamente 48 anos.

Luiz Marques
03/12/2010

Bibliografia
1867 – J.J. Merlo, Peter von Klapis. Ein kölner Gelehrter und Kunstfreund des 16. Jahrhunderts. Annalen des historischen Vereins für die Niederrhein, pp. 1-24.

Artista

BRUYN, Bartholomäus [Barthel, Bartold]]

Data

1528c.

Local

Budapest, Museu de Belas Artes

Medidas

37 x 26 cm

Técnica

Madeira

Suporte

Pintura

Tema

A Figura Humana Retratos e Caricaturas

Período

36 - SÉCULO XVI

Index Iconografico

1700C - Retratos Pintura

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *