Registro inventarial: inv. 1887-5-2-116
Esta invenção de um nu sentado revirando-se, em uma posição excepcionalmente difícil, era por certo do agrado de Michelangelo, que a retoma sem alterações na figura central sentada às margens do rio Arno, na grisaille da Holkham Hall*, cópia de Aristotile da Sangallo realizada em 1542 do perdido cartão de Michelangelo para o afresco da Batalha de Cascina.
A autografia do desenho foi contestada por Tolnay [1943] e em um primeiro momento por Berenson que o devolve em seguida ao artista [1938:1476].
Wilde [1953:n.6,15] vê com razão neste desenho “one of the most conspicuous studies by Michelangelo”, conservado em coleções inglesas.
Tal como o “Nu visto de costas”* da Casa Buonarroti, inv. 73 Fr, este desenho do Britihs Museum foi associado, por Panofsky, a um módulo compositivo antigo, mas a sugestão não foi ulteriormente acolhida.
Luiz Marques
30/01/2011
Bibliografia:
1903-1938 – B. Berenson, The Drawings of the Florentine Painters. 3 vol. Chicago, n. 1476.
1943 – C. de Tolnay, Michelangelo. Volume I: The Youth of Michelangelo, Princeton Univ. Press, 1969, pp. 29-30, 213.
1953-1975 – J. Wilde, Michelangelo and his studio. Italian Drawings in the Department of Prints and Drawings in the British Museum. Londres: British Museum Publ. Ltd.. Reimpressão em 1975, pp. 14-16.