Retrato de Dama (Cassandra Bandini?)

Identificada por vezes com Eleonora di Toledo, esposa de Cosimo I, este retrato faz pendant com o Retrato de homem (Pierantonio Bandini?), também de Bronzino, conservado em Ottawa, National Gallery of Canada. Tratar-se-ia possivelmente, segundo uma hipótese alternativa de Cropper, dos retratos de Pierantonio e Cassandra Bandini, filha do erudito florentino, Bartolomeo Cavalcanti, e descendente do poeta Guido Cavalcanti.

Com o triunfo de Cosimo de´ Medici sobre a tentativa de restauração republicana, em 1537-1538, Bartolomeo Bandini refugia-se em Ferrara, de onde adensa sua relações epistolares com grandes figuras da cultura literária toscana, entre as quais o erudito Pier Vettori.

A agudez psicológica com a qual Bronzino capta a fisionomia da retratada, cujo olhar recatado evita milimetricamente o do espectador, é digna da retratística lombarda, de Savoldo a Moroni, proverbialmente mais “realista”.

Trata-se aqui de uma obra-prima do que se poderia chamar um “retrato burguês”, no qual o fasto não é signo de “status”, mas atributo de profissão. De fato, por parte materna, Cassandra era filha de Dianora Gondi, filha de Alessandro, fabricante e comerciante de seda, tecido que desempenha uma função de grande relevo no retrato, exibido como é por Bronzino no fundo do retrato. Enquanto nos retratos de corte os cortinados têm função de teatralização e de mise en scène, este tecido de excepcional requinte e transparência parece aqui como que designar a mercadoria graças à qual os Bandini deviam sua prosperidade e prestígio.

A obra mostra em todo o caso como Bronzino não se restringe ao universo do retrato de corte, gênero do qual é sem dúvida, ao menos em Florença, um inventor e prócer.

Luiz Marques
30/03/2011

Bibliografia:
1960 – A. Emiliani, Il Bronzino. Busto Arsizio, fig. 74-75.
1966 – A. Emiliani, Bronzino. Milão
2001 – E. Cropper, Preparing to Finish: Portraits by Pontormo and Bronzino around 1530. In, M.W. Cole, Sixteenth Century Italian Art. Oxford, 2006, pp. 172-182.
2010 – C. Johnston, in C. Falciani, A. Natali, Bronzino. Pittore e Poeta alla Corte degli Medici. Catálogo da exposição. Florença: Mandragora, p. 270.

Artista

Bronzino, Agnolo di Cosimo di Mariano, chamado Il

Data

1550/ 1555c.

Local

Turim, Galleria Sabauda

Medidas

109 x 84 cm

Técnica

Óleo sobre madeira

Suporte

Pintura

Tema

A Figura Humana Retratos e Caricaturas

Período

36 - SÉCULO XVI

Index Iconografico

1700C - Retratos Pintura; 1700C1 - Retratos contemporâneos

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *