Paisagem com S. Jerônimo

A figura de S. Jerônimo penitente, com seus atributos usuais – a pedra com que golpeia o peito para afastar os pensamentos lascivos, a Bíblia e o crucifixo – é naturalmente apenas pretexto para a encenação de uma paisagem que, muito embora reminiscente de obras de pintores flamengos como Pieter Bruegel e Herri Met de Bles, il Civetta, é típica de Niccolò dell`Abate (1509 ou 1512 / 1571).

De fato, o pintor de Módena é um dos maiores cultores na pintura italiana – e, a partir de 1552, com sua transferência para Fontainebleau, também na pintura francesa – da paisagem panorâmica, senão ainda como gênero, ao menos como protagonista da representação.

Niccolò dell`Abate imerge suas paisagens em crepúsculos filtrados por uma misteriosa nebulosidade, dotando-as em geral de fantásticos efeitos atmosféricos. Ele recolhe e reelabora no contexto da extravagante corte de Ferrara a tradição nórdica dos horizontes longínquos e das extensões quase cósmicas, de Dürer a, como dito, Pieter Bruegel e a Civetta, ativo justamente nestes anos em Ferrara.

A fantasmagórica cidade banhada pelo golfo que se descortina ao longe é uma cidade antiga, com arquiteturas clássicas e um gigantesco pórtico que esposa a inteira curvatura do litoral. Pode-se cogitar que o artista, além de dar rédeas soltas à sua imaginação, almejasse representar um dos grandes centros do cristianismo primitivo, como Antióquia, cidade de resto não-litorânea, mas em cujo vizinho deserto Jerônimo passou, a partir de 374c., alguns anos em vida heremítica. Outra possibilidade é que ele aluda aqui, ainda que de modo genérico, ao golfo de Nápoles, tal como Bruegel em ao menos dois quadros, um dos quais a Queda de Ícaro*.

Luiz Marques
23/09/2010

Bibliografia:

1999 – D. Di Castro, A.M. Pedrocchi, P. Waddy, Il Palazzo Pallavicino Rospigliosi e la Galleria Pallavicini, Turim, Umberto Allemandi, p. 92

Artista

Niccolò dell´Abate

Data

1550c.

Local

Roma, Palácio Pallavicini Rospigliosi

Medidas

84,7 x 118 cm

Técnica

Óleo sobre tela

Suporte

Pintura

Tema

Natureza Paisagem e Arcádia

Período

36 - SÉCULO XVI

Index Iconografico

1600 - Paisagem; 1601 - Paisagens com arquiteturas e figuras; 806jero - S. Jerônimo

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *