Trilogia Pátria 1, 2 e 3.

O trabalho de Antônio Luiz Benck Vargas ganha destaque na década de 70. Participa da Primeira Mostra de Fotografia Latino-Americana Contemporânea, celebrada no México no ano de 1978, fazendo com que suas obras se tornem conhecidas tanto no contexto da América Latina, bem como em Nova Iorque e Paris.

Laureado no Brasil com um prêmio, em 1977, no Concurso Esso de Jornalismo, Benck recebe a bonificação de 5000 reais pela reportagem fotográfica “Visita do Ministro Sylvio Frota à cidade de Osório”, publicada no jornal O Estado de São Paulo, e obteve o Segundo Lugar, com o prêmio “Francisco Salomon” na categoria de fotografia do Concurso Ari de Jornalismo no. 49 do Jornal da Tarde em 1978.

As fotografias de Benck Vargas apresentadas na mencionada mostra coletiva de 1978 no México são utilizadas a partir daí e até hoje, como emblemas das lutas pelos direitos dos estudantes e trabalhadores nos encontros e debates teóricos sobre o período da ditadura, ironicamente sem que seja mencionada sua autoria.

Mónica Villares Ferrer
19/05/2010.

Artista

BENCK Vargas, Antônio Luiz

Data

197723 de agosto, Brasil.

Local

Centro de la Imagen, México DF.

Medidas

50 x 60 cm

Técnica

Fotografia

Suporte

Pintura

Tema

Vida Social e Gênero

Período

O SÉCULO XX NA AMÉRICA HISPÂNICA E NO BRASIL

Index Iconografico

1448 - A Policia; 1492 - Lutas Sociais, Revoluções, Insurreições; 1494 - As repressões e execuções

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *