Retrato de Erasmo de Rottersam

Localização inventarial: inv. 1529

Transposto para tela, este retrato de Erasmo de Rotterdam (1466c.-1536) é o original, ou uma réplica da versão de Hampton Court, executado por Quentin Metsys (1465c. / 1530), como pendant do retrato de Peter Gillis (Petrus Aegidius), hoje em Longford Castle, Salisbury, Inglaterra. Além da versão de Hampton Court, conservam-se outras nos museus de Amsterdam e de Antuérpia.

Em 1517, data da execução de ambos os retratos, Erasmo hospedava-se na casa de Gillis, em Antuérpia, cidade em que Metsys tinha então seu ateliê. O díptico situa os dois grandes eruditos em um mesmo ambiente de trabalho, na tradição das representações de S. Jerônimo em seu scriptorium, santo com quem os letrados engajados na exegese bíblica e nos estudos clássicos mantinham desde o século XIV forte identificação ideológica. Os dois retratos são mencionados por Erasmo em uma carta ao amigo comum, Thomas Morus, a quem o duplo retrato será enviado como presente. Morus agradece em uma carta de 6 de outubro de 1517.

Absorto em sua reflexão, Erasmo suspende o olhar de seu texto, que, em 1517, era a crucial Paraphrasis da Epístola de Paulo aos Romanos, cuja interpretação seria objeto de acirradas disputas teológicas sobre o respectivo valor da fé e das obras para a salvação. A obra encena, portanto, o drama intelectual e religioso que dominaria a Europa do século XVI, drama no qual Erasmo é figura-chave, representando a maior tentativa na história do humanismo de encontrar uma sabedoria em que se reconheçam, de um lado, pensamento antigo e cristianismo, e de outro, a Igreja e os fermentos da revolta que estava prestes a eclodir nas Teses de Lutero.

Erasmo será sucessivamente retratado por Dürer e por Holbein, o Jovem.

Luiz Marques
21/05/2010

Bibliografia

1950 – A. Gerlo, Erasme et ses portraitistes. Metsijs Durer Holbein. Bruxelas, p. 9-24
1984 – L. Silver, The Paintings of Quinten Massys, with Catalogue Raisonné. Montclair, p. 235, cat. n. 58

Artista

METSYS, Quentin

Data

1517

Local

Roma, Galleria Nazionale di Arte Antica Palazzo Barberini

Medidas

58,4 x 46 cm

Técnica

Óleo sobre madeira

Suporte

Pintura

Tema

A Figura Humana Retratos e Caricaturas

Período

36 - SÉCULO XVI

Index Iconografico

1700C1 - Retratos contemporâneos

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *