A virgem prudente e a virgem tola

O grupo escultórico “A virgem prudente e a virgem tola” (1866), de Giulio Monteverde, segundo Francesco Prian, hoje perdido, foi um trabalho que o escultor, na qualidade de pensionista da Academia Ligustica de Gênova, realizou no seu primeiro ano de estudos de aperfeiçoamento em Roma.

O grupo de Monteverde é inspirado na parábola das dez virgens, narrada em Mateus, 25, 1-12:

“O reino dos céus será semelhante a dez virgens que saíram com suas lâmpadas ao encontro do noivo. Cinco eram tolas e cinco prudentes. Pegando as lâmpadas, as tolas não levaram óleo consigo. Mas as prudentes levaram reservas de óleo junto com as lâmpadas. Como o noivo demorasse, todas cochilaram e adormeceram. À meia-noite, ouviu-se um grito: ´Lá vem o noivo. Saí-lhe ao encontro´. .Todas as virgens acordaram e se puseram a preparar as lâmpadas. As tolas disseram às prudentes: ´Daí-nos um pouco de vosso óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando´. Mas as prudentes responderam: Não temos o suficiente para nós e para vós; é melhor irdes aos vendedores comprar. Enquanto elas foram comprar, chegou o noivo. As que estavam prontas entraram com ele para a festa do casamento, e a porta foi fechada.”

Como aponta Prian, o grupo de Monteverde foi analisado por Vincenzo Marchese, importante crítico de arte da época, que comunica suas impressões a um amigo, Padre Alfonso Capacelatro, em 1867.

Marchese sublinha a feliz escolha do escultor em expor o conceito evangélico em apenas duas figuras, que lhe permite evidenciar o sentido moral da obra por meio do contraste na realização dos corpos: o da Virgem prudente é nobre e delicado, e o da Virgem tola é mais naturalístico na execução da personagem.

Sobre a figura da Virgem tola, Marchese comenta ainda que o artista exagerou, porque texto bíblico a descreve como não vigilante, mas não lamentosa em relação às outras virgens.

Maria do Carmo Couto da Silva
21/02/2011

Bibliografia:
1975-1976 – F. Prian, Francesco. Giulio Monteverde, scultore. Genova: Universitá degli studi di Genova/Facoltá di Lettere e Filosofia, p.13.

Artista

MONTEVERDE, Giulio

Data

1866

Local

* Selecione um item e clique Pesquisar

Medidas

não disponíveis

Técnica

Terracota

Suporte

Escultura

Tema

Bíblia e Cristianismo

Período

50 - SÉCULO XIX

Index Iconografico

606D34 - As cinco virgens sábias e as cinco virgens insensatas; 2 - Novo Testamento

Autor

Maria do Carmo Couto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *