Núpcias místicas de S. Catarina de Alexandria

Index Iconográfico 806CatA – Santa Catarina de Alexandria

Sobre a iconografia, ver o comentário à obra atribuída a Barna da Siena, no século XIV.

A obra pertenceu à coleção de Scipione Borghese e foi gravada por Tinti em 1771. Em 1799-1800, encontrava-se na coleção de William Young Ottley.

A posição quase de costas da Virgem suscitou a hipótese de Affò [1784] e Gould [1994:98] de que Giorgio Vasari a ela se refira na sua Vita di Francesco Mazzuoli, i.e, de Parmigianino (1503-1540). Mas Vasari refere-se a uma Virgem em uma paisagem, como notado por Copertini, apud Grassi, em nota à edição de 1967 desta Vida vasariana:

Fece poi per l`Albio, medico parmigiano, una conversione di San Paolo con molte figure e con un paese, che fu cosa rarissima. Et al suo amico sellaio ne fece un altro di straordinaria bellezza, dentrovi una Nostra Donna volta per fianco con bell`attitudine, e parecchie altre figure.

“Fez depois para Albio [Giovanni Andrea Bianchi], médico de Parma, uma Conversão de S. Paulo com muitas figuras e com uma paisagem, algo raríssimo. E a seu amigo, fabricante de selas, fez outra [paisagem] com uma Virgem vista de costas em bela postura e várias figuras”.

A obra é em geral datada de 1525-1526, isto é, dos anos romanos, mas para Gould seria da fase bolonhesa (1527-1531).

Chama a atenção o jogo da imagem no espelho como recurso de multiplicação de planos espaciais, usual entre os pintores da Flandres, mas raro na Itália. Seu impacto é evidente no retrato de Anna Eleonora Sanvitale* que Girolamo Bedoli (1500-1569), parente de Parmigianino, pinta mais de dez anos depois (tela, 121 x 92 cm), hoje em Parma, Galleria Nazionale.

Luiz Marques
04/02/2010

Bibliografia:
1950 – S.J. Freedberg, Parmigianino. His Works in Painting. Cambridge
1957 – L. Réau, Iconographie de l`art chrétien, volume III, Paris, p. 268
1965 – D. Attwater, The Penguin Dictionary of Saints, Londres, 1986, ad vocem
1980 – P. Rossi, L`Opera completa del Parmigianino. Milão, Rizzoli
1994 – C. Gould, Parmigianino.New York, Abbeville Press, p. 98 e 189

Artista

PARMIGIANINO, Francesco Mazzola, chamado il

Data

1525/ 1526 ou 1527 / 1531?

Local

Londres, National Gallery

Medidas

74,2 x 57,2 cm

Técnica

Óleo sobre tela

Suporte

Pintura

Tema

Bíblia e Cristianismo

Período

36 - SÉCULO XVI

Index Iconografico

806CatA - Santa Catarina de Alexandria

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *