Templo Protestante, Salvador (BA)

“A litografia foi realizada para ilustrar o livro “”Brasil Pitoresco””, de autoria dos franceses Charles Ribeyrolles e Victor Frond, publicado entre 1859 e 1861.

As fotografias foram utilizadas como base para as litografias realizadas na Maison Lemercier, em Paris. O livro iria representar o Brasil na Exposição Universal de Londres, em 1862.

De acordo com o projeto inicial, os autores do livro iriam percorrer a Bahia e Pernambuco. O falecimento de Ribeyrolles em 1860 limitou o percurso ao Rio de Janeiro. A publicação trouxe, entretanto, algumas imagens da Bahia.

A litografia mostra um templo protestante conhecido como Igreja dos Ingleses (ou Saint Georges Church), construído por volta de 1853 no Campo da Cidade, em Salvador, atual Campo Grande.

Com a abertura dos portos às nações amigas, em 1808, e os Tratados de Aliança, Amizade, Comércio e Navegação assinados entre Portugal e a Inglaterra, em 1810, foi autorizada por D. João VI a edificação no Brasil de igrejas e cemitérios protestantes, desde que tivessem a aparência de residências e não de templos, sendo construídos dessa forma em Salvador, Recife e no Rio de Janeiro.

É conhecida uma fotografia de Benjamin Mulock, de 1860, que apresenta a lateral esquerda e a fachada do templo, interessante porque mostra o contraste entre a entrada de aparência clássica e imponente, e a vista lateral, um edifício de projeto muito simples. Já Victor Frond optou pelo ponto de vista frontal, enfatizando a arquitetura neoclássica.

É importante notar como nesta publicação, apoiada pelo Imperador e dirigida às elites, que adquiriram antecipadamente os exemplares na forma de subscrição, há uma preocupação por parte dos autores em apresentar um projeto ligado à ideologia do Iluminismo, de racionalização das cidades, organização das instituições e de uma reforma na organização social.

Maria Antonia Couto da Silva
25/08/2010

Bibliografia:
1980 – C. Ribeyrolles. Brasil Pitoresco. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP.
1998 – L. Segala. Ensaio das luzes sobre um Brasil Pitoresco: o projeto fotográfico de Victor Frond. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – UFRJ, Rio de Janeiro.
1999 – G. Ferrez. Bahia, velhas fotografias. Rio de Janeiro : Kosmos.
2011 – M. A. Couto da Silva. “”Um monumento ao Brasil: considerações acerca da recepção do livro Brasil Pitoresco, de Victor Frond e Charles Ribeyrolles (1859-1861)””. Tese (Doutorado em História da Arte) – UNICAMP, Campinas.

Artista

FROND, V. (fotografia); JAIME (litografia)

Data

1858 / 1861

Local

Brasil, várias coleções.

Medidas

desconhecidas

Técnica

Litografia

Suporte

Pintura

Tema

Natureza Paisagem e Arcádia

Período

O SÉCULO XX NA AMÉRICA HISPÂNICA E NO BRASIL

Index Iconografico

1600 - Paisagem; 1602 - Paisagens com arquiteturas e figuras; 1603 - Paisagem urbana

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *