Aqueduto da Carioca (Arcos da Lapa)

O aqueduto da Carioca, conhecido também como Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, foi amplamente documentado por viajantes e artistas durante o século XIX. Obras de mesmo tema, um pouco anteriores à fotografia de Leuzinger, são uma pintura de Agostinho da Motta (s.d., Col. Brasiliana) e uma litografia a partir de fotografia de Victor Frond*, realizada para o álbum “Brasil Pitoresco” (1858-1861). Motta pintou uma paisagem de caráter mais tradicional, uma vista emoldurada pela vegetação na qual o espectador observa o aqueduto situado em um plano intermediário, e o mar e as montanhas no plano de fundo. O pintor escolheu um ponto de vista panorâmico, mais distanciado, enfatizando a integração da arquitetura na natureza fluminense, e procurando ainda representar a especificidade da vegetação local. Já na litografia realizada a partir da fotografia de Victor Frond a visão do aqueduto é muito aproximada aos olhos do espectador. O ângulo fotográfico escolhido por Frond é inusitado, em relação às representações tradicionais do Arcos da Lapa realizadas pelos viajantes. O trabalho do litógrafo possivelmente enfatizou a geometria das construções.

Na fotografia de Leuzinger, tirada em sentido oposto ao utilizado por Frond, o espectador distingue a regularidade das formas do aqueduto quase no plano de fundo. A partir do primeiro plano o olhar percorre a seqüência de formas irregulares das árvores, quintais e telhados das casas do bairro da Lapa, acima das quais se distingue o aqueduto. Leuzinger, devido ao ponto de vista empregado, enfatiza as linhas diagonais, tanto do muro à esquerda, como da linha do aqueduto, no plano de fundo, onde se percebe o perfil do Pão de Açúcar envolto em névoa.

Maria Antonia Couto da Silva
09/07/2010

Bibliografia

VASQUEZ, Pedro. Mestres da fotografia no Brasil. Rio de Janeiro, CCBB, 1995, p. 48.

Artista

LEUZINGER, George

Data

1865c.

Local

Rio de Janeiro, Museu de Arte Moderna

Medidas

desconhecidas

Técnica

Fotografia

Suporte

Pintura

Tema

Natureza Paisagem e Arcádia

Período

O SÉCULO XIX NA AMÉRICA HISPÂNICA E NO BRASIL (A PARTIR DE 1822)

Index Iconografico

1600 - PAISAGEM; 1602 - Paisagens com arquiteturas e figuras;
1603 - Paisagem urbana

Autor

Maria Antonia Couto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *