O retrato foi por vezes atribuído a Giorgione, sobre a base de uma inscrição no verso de finais do século XVI: “Giorgione da Castelfranco F. / Maestro di Tiziano”.
Uma gravura de Wenzel Hollar (segundo estado) identifica o retratado como “Ritratto d´un Todescho di Casa Fuchera” (Retrato de um alemão de Casa Fugger), a partir de uma notícia transmitida no Meraviglie dell´Arte de Carlo Ridolfi, de 1648, que o atribui a Giorgione:
ritratto d´un tedesco di casa Fuchera, con peliccia di volpe in dosso, in fianco in atto di girarsi. Questo ritratto (…) era nelle case de´ signor Giovanni e Jacopo von Voer in Anversa
“retrato de um alemão de casa Fugger, com pele de raposa às costas, de lado, em ato de girar-se. Este retrato (…) estava na casa dos senhores Giovanni e Jacopo von Voer em Antuérpia”.
O retrato foi igualmente atribuído a Palma il Vecchio.
Luiz Marques
26/10/2010
Bibliografia
1980 – M. Lucco, Sebastiano del Piombo, Milão, p. 94
1995 – M. Lucco, Giorgione, Milão, p. 150