Cabeça de aldeã da ilha de Capri

Algumas obras do escultor Rodolfo Bernardelli, como “Cabeça
de aldeã da Ilha de Capri” (s.d.), permitem relacioná-las a
aspectos da escultura e da pintura italiana do final do
século XIX.

Em seus estudos e bustos, Bernardelli trata com realismo o
rosto e a indumentária das camponesas, destacando por
exemplo o lenço graciosamente amarrado sobre suas cabeças.
Nestas obras o escultor atesta o diálogo com bustos de
Achille D´Orsi, como “Cabeça de Marinheiro” (ca.1878).

Como aponta Mimita Lamberti, a escultura de D´Orsi pode ser
entendida em um contexto de gosto realista, que se encontra
entre a pesquisa folclórica e a classificação cientifica. A
junção entre o pitoresco e a documentação verídica de
costumes e dos tipos do mundo napolitano tornou-se um
sucesso comercial. Na pintura uma referência similar pode
ser encontrada em obras de Francesco Paolo Michetti (1851-
1929), como “O Voto”(1883).

Maria do Carmo Couto da Silva
22/07/2010

Bibliografia:
1983 – M. M. Lamberti. Aporie dell´arte sociale: il caso
Proximus Tuus. In: Annali della Scuola Normale Superiore di
Pisa. Pisa, serie III, v. XIII, 4, p.1088.

Artista

BERNARDELLI, Rodolfo

Data

1880c.

Local

São Paulo, Pinacoteca do Estado

Medidas

20 x 12 x 10 cm

Técnica

Bronze

Suporte

Escultura

Tema

Vida Social e Gênero

Período

50 - SÉCULO XIX

Index Iconografico

1700B - Retratos Escultura; O Camponês e sua família

Autor

Maria do Carmo Couto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *