Registro inventarial: inv. 99.GA.6.17
Este desenho de Federico Zuccari (1542/3-1609) representa o
irmão, Taddeo (identificado pela inscrição na orla do
casaco), sentado, em vias de copiar o “Laocoonte” e
presumivelmente também as outras celebérrimas estátuas do
Cortile delle Statue do Belvedere no Vaticano, dentre as
quais são visíveis o Apolo do Belvedere e as duas divindades
fluviais jacentes: o Nilo e o Tibre (à direita).
Ao fundo, vê-se o palácio edificado na ala setentrional do
Vaticano por Nicolau V (1447-1455), em cujo terceiro andar
se encontram as Stanze, conforme indicado pela
inscrição: le camere di Raffaello. À direita, se
descortina a cúpula da basílica de S. Pedro, ainda em
construção.
Consubstancia-se assim, engenhosamente, nessa composição
(que de resto não respeita o posicionamento das esculturas)
a tríade fundamental da arte romana Referência para a
imitatio dos artistas do século XVI: os modelos
escultóricos antigos, os afrescos de Rafael e a obra à qual
Michelangelo havia devotado os últimos 18 anos de sua vida.
O desenho faz parte de uma série ainda conservada de 24
desenhos, dos quais 16 tem esta mesma forma arredondada nas
pontas. Trata-se de uma série dedicada por Federico à vida
de seu irmão, morto em 1566, uma espécie de biografia por
imagens, única no gênero no século XVI e possivelmente
concebida em contraponto com as “Vidas” de Vasari. Outros
desenhos mostram, por exemplo, Taddeo copiando o “Juízo
Final” de Michelangelo e os afrescos de Rafael na Loggia
di Psiche da Villa Farnesina.
Esta série de desenhos era provavelmente preparatória para
um ciclo de afrescos, cuja destinação é incerta. Ela poderia
seja decorar o Palácio Zuccari, em Via Gregoriana (sede
atual da Biblioteca Hertziana), concebido como um centro de
hospedagem (hospitio) de jovens artistas vindos a
Roma para estudar seus monumentos, seja a residência
florentina de Federico Zuccari. Neste segundo caso, eles
poderiam datar dos anos 1577 – 1579; no primeiro, dos anos
1590. Claudio Strinati sugere a influência sobre esta série
do romance picaresco espanhol caso em que a datação
propenderia para os anos 1590.
Luiz Marques
20/04/2012
Bibliografia:
1993 – C. Strinati, “L´Arte della guerra di Taddeo Zuccari
nell´interpretazione del fratello Federico”. In B. Cleri,
Per Taddeo e Federico Zuccar