Juízo Final

Pintada para o Coro da igreja da Madonna dell´Orto em Veneza em pendant com uma Adoração do Bezerro de Ouro.

A contraposição destas duas telas colossais no coro da igreja veneziana com seus temas de cunho “catastrófico” tem evidente sentido de uma concordância entre Antigo e Novo Testamento, baseada no binômio extravio / reconhecimento da aliança com Iahweh e da mensagem escatológica de Cristo (Mateus 25,31-33).

Foi observado por A. Venturi o “efeito de vertigem” e por Pallucchini a “dilatação elástica do espaço”, procedimentos característicos da concepção do espaço em perspectiva de Jacopo Tintoretto (1518-1594).

Bibliografia

1969 – A. Pallucchini, “Considerazioni sui grandi teleri del Tintoretto della Madonna dell´Orto. Arte Veneta, XXIII, p. 2.
1982 – R. Pallucchini, Tintoretto. Opere sacre e profane. Milão, Electa, vol. I, p. 182

Artista

TINTORETTO, Jacopo

Data

1560/ 1563 c.

Local

Veneza, igreja da Madonna dell'Orto

Medidas

14,50 x 5,90 metros

Técnica

Óleo sobre tela

Suporte

Pintura

Tema

Bíblia e Cristianismo

Período

36 - SÉCULO XVI

Index Iconografico

690 - Juízo Final

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *