Madonna dal Collo Lungo

Localização inventarial: inv. 230 P

Vasari (1568) assim descreve a obra, encomendada em 1534 por Elena Baiardi para a sua capela na igreja de S. Maria dei Servi, em Parma: “uma Nossa Senhora com o Filho adormecido em seus braços, e ao lado certos Anjos, um dos quais segura um vaso de cristal dentro do qual reluz uma cruz (…). A obra, por não o contentar, permaneceu inacabada”. À obra, encontrada no ateliê do artista foi aposta, com efeito, uma inscrição latina atestando seu inacabamento.

Ao fundo vêem-se um S. Jerônimo e uma colunata, possivelmente em relação simbólica com o longo pescoço da Virgem (collo / colonna), associação estabelecida no contexto da controvérsia teológica sobre a Imaculada Conceição, então em curso. O denso e articuladíssimo discurso alquímico-teológico da obra oferece a Parmigianino (1502-1540) a ocasião de pôr em cena seu especioso artificio, em uma acesso de furor imaginativo, jamais satisfeito, que faz dessa obra uma sorte de manifesto do assim chamado maneirismo, no que o termo possui de mais hermético, como bem o caracterizou Fagiolo dell`Arco (1970).

De fato, porque a arte do “maneirismo” tem especial predileção pela transformação da figura humana em objeto precioso, pelas formas alongadas e espirais, pela fragmentação do espaço, pela ambivalência de morte e erotismo, pela linguagem cifrada, pelo alquímico, pela auto-insatisfação do artista, por tudo isso e por ser talvez a mais fascinante obra do mais fascinante pintor da Itália padana de seu tempo, a Madonna dal Collo Lungo é emblemática. Segundo Faggiolo Dell´Arco, ela está eivada de alusões alquímicas, a começar pela concepção “in vitro” do Cristo, que o pintor representou crucificado dentro do vaso, imagem hoje mal perceptível.

Luiz Marques
20/05/2010

Bibliografia:
1970 – M. Fagiolo dell`Arco, Parmigianino. Un saggio sull`ermetismo nel Cinquecento. Roma

Artista

PARMIGIANINO, Francesco Mazzola, chamado il

Data

1534/ 1540

Local

Florença, Galleria degli Uffizi

Medidas

216 x 132 cm

Técnica

Óleo sobre madeira

Suporte

Pintura

Tema

Bíblia e Cristianismo

Período

36 - SÉCULO XVI

Index Iconografico

711 - A Virgem com o Menino Jesus; 711A - Maestà. A Virgem no trono com o Menino Jesus e os Anjos

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *