Monumento a José de Alencar, Parte 7 – Medalhão

O Monumento a José de Alencar de Rodolfo Bernardelli traz em sua base belíssimos medalhões, em que há retratos de Martim, Iracema, Peri e Cecília, personagens dos romances “O Guarani” (1857) e “Iracema” (1865).

O medalhão do monumento que contém a imagem de Peri se destaca pelo volume que o artista imprime ao dorso e ao rosto do personagem, e também pela forma como o bracelete de penas alcança o círculo que contorna o medalhão. Os longos cabelos lisos, dispostos em massas, se confundem com o adereço de penas que os ornamenta.

É possível notar ainda a maneira como a luz incide no relevo destacando as formas do indígena contra a floresta de grandes árvores no plano de fundo.

O rosto sério de Peri, marcado pelos traços étnicos, é outro dado que impressiona o espectador.

Sua imagem nos faz recordar o comentário de Alfredo Bosi sobre a imagem do índio em Alencar: “a figura do índio belo, forte e livre se modelou em um regime de combinação com a franca apologia do colonizador”.

Maria do Carmo Couto da Silva
07/03/2011

Bibliografia:
1992 – A. Bosi. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras. p.179.
2011 – M.C. Couto da Silva. Rodolfo Bernardelli, escultor moderno: análise da produção artística e de sua atuação entre a Monarquia e a República. Campinas,SP: [s. n.]. Tese de Doutorado em História da Arte, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/UNICAMP, p.104.

(continua no texto que acompanha a imagem 8)

Artista

BERNARDELLI, Rodolfo

Data

1897

Local

Rio de Janeiro, Praça José de Alencar

Medidas

não disponíveis

Técnica

Bronze

Suporte

Escultura

Tema

Literatura Medieval Moderna e Contemporânea

Período

O SÉCULO XIX NA AMÉRICA HISPÂNICA E NO BRASIL (A PARTIR DE 1822)

Index Iconografico

508A - Monumentos cívicos à glória de uma personagem; 1000-AlGu - O Guarani

Autor

Maria do Carmo Couto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *