O retrato traz duas inscrições apócrifas: o monograma do artista e a data 1500.
Em 1518, por ocasião da Dieta de Augsburg, da qual participa integrando a delegação de Nuremberg, Albrecht Dürer (1471-1528) desenha o retrato do Imperador Maximiliano I, mas também de outras personalidades, dentre as quais Jakob Fugger, alcunhado de “o Rico” (1459-1525).
Jakob Fugger é a figura central do Império nos anos do reinado de Maximiliano I (1483-1519). Financia as guerras do Império contra Veneza, dota as filhas de Maximiliano e mesmo lhe empresta os serviços de prata e ouro para seus banquetes oficiais.
Como se sabe, a eleição de Carlos de Gand (Carlos V) como sucessor de Maximiliano I (seu avô) dificilmente teria ocorrido se Jakob Fugger não tivesse subornado vários Príncipes-Eleitores para que retirassem seus votos em favor de Francisco I, rei da França.
O desenho a carvão preparatório deste retrato conserva-se no Kupferkabinett do Museu de Berlim.
Jakob Fugger foi retratado também por Hans Holbein, o Velho e por seu cunhado, Hans Burgkmair, que em 1511c. dele realiza uma xilogravura em perfil. Seu pai, Thomas Burgkmair, executa por volta de 1500 um duplo retrato de Jakob Fugger e de sua esposa, Sybille Artzt.
As relações entre Dürer e os Fugger remontava ao menos à sua segunda estada em Veneza entre 1505 e janeiro de 1507, quando o artista hospeda-se no palácio veneziano da família, a qual lhe encomenda o espetacular retábulo da “Festa do Rosário” (Rosenkranz)para o altar da igreja da Scuola di San Bartolomeo, igreja da nação germânica, hoje no Museu de Praga.
Segundo Fedja Anzelewsky [1971], é possível que a figura ao lado de Dürer nesta obra seja o irmão de Jakob, Jörg Fugger, morto em 1506 e retratado por Giovanni Bellini em 1474* à maneira de um retrato de Antonello da Messina (Pasadena, Norton Simon Foundation).
Luiz Marques
05/02/2011
Bibliografia:
1990 – J. Campbell Hutchison, Albrecht Dürer. A biography. Princeton University Press, p. 84.
1992 – P. Strieder, Dürer, Milão: Rizzoli, p. 242
1992 – A. Tempestini, Giovanni Bellini. Catalogue complet. Paris: Bordas, p. 80.