Revista militar no Largo do Paço

“Nessa pintura vemos em primeiro plano o chafariz de autoria de Mestre Valentim e o espaço destinado à movimentação de tropas no Largo do Paço, atual Praça XV, na cidade do Rio de Janeiro. No plano de fundo, à direita, está a igreja da Ordem Terceira do Carmo.

Em 1858, o escritor francês Charles Ribeyrolles, ao percorrer o Rio de Janeiro, iria descrever o local como “”árido, calcinante, sem um arbusto, sem uma simples cobertura””, onde apenas o chafariz oferecia alguma sombra. A desolação do lugar na época devia-se justamente à sua utilização para a realização de solenidades e para a movimentação dos soldados que escoltavam o imperador. Do mesmo período são *””Largo do Paço””, litografia a partir de fotografia de Victor Frond, e uma fotografia de mesmo título de autoria de *Camillo Vedani.

Leandro Joaquim é considerado pelos estudiosos como um dos melhores pintores da Escola Fluminense. São atribuídas a ele seis pinturas ovais, realizadas no fim do século XVIII, para serem exibidas em um dos pavilhões do Passeio Público do Rio de Janeiro, dentre as quais essa imagem, na qual ele registrou a festividade realizada na inauguração do Largo do Paço.

As obras do artista estão entre as primeiras vistas de cidade realizadas no país por brasileiros. Leandro Joaquim documentou diversos aspectos da vida cotidiana no Rio de Janeiro, fixando com cuidado os tipos humanos e os detalhes da arquitetura local.

Maria Antonia Couto da Silva
05/09/2010

Bibliografia

RIBEYROLLES, Charles. Brasil Pitoresco. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1980.

Artista

Leandro Joaquim

Data

1790c.

Local

Rio de Janeiro, Museu Histórico Nacional

Medidas

87 x 116 cm

Técnica

Óleo sobre tela

Suporte

Pintura

Tema

Vida Social e Gênero

Período

SÉCULO XVIII

Index Iconografico

1464 - As Formações e a Parada Militar; 1601 - Paisagens com arquiteturas e figuras; 1600 - Paisagem; 1603 - Paisagem urbana

Autor

Maria Antonia Couto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *