Pietà

Esta belíssima Pietà de Sodoma (1477-1549) é assinada e datada no canto inferior direito da composição, com a inscrição:

EX PIETATE / BER.DE SYE / SODONA EQVES FACIEBAT / SEN/MDXXXIII

De grande intensidade emocional, com sua luminosidade fosca e o grupo de figuras recolhidas em silenciosa dor em torno do Cristo, a obra é portanto pouco anterior à mais conhecida Pietà de Sodoma na Galeria Borghese (1540) e pertence de pleno ao rol das derivações distantes da Pietà de Michelangelo (1498-1501), com seu mesmo motivo do braço pendente do Cristo, que jaz transversalmente no colo da Virgem.

A este rol de obras muito prestigiosas, podem-se ainda acrescentar o desenho de Parimigianino, “Cristo deposto no colo da Virgem”, da New York Pierpont Morgan Library e o desenho de Perin del Vaga, uma Pietà, da Albertina de Viena.

A obra resulta decerto de uma encomenda sienense e data do mesmo ano em que, reinando quase sozinho como o grande artista de Siena, Sodoma decora a Sala del Mappamondo do Palazzo Pubblico da cidade com um afresco representando o Beato Bernardo Tolomei, fundador dos Beneditinos de Monte Oliveto.

Luiz Marques
31/01/2011

Artista

SODOMA, Giovanni Antonio Bazzi, chamado Il

Data

1533

Local

Coleção Particular

Medidas

111 x 86 cm

Técnica

Oleo sobre madeira transplantado sobre tela

Suporte

Pintura

Tema

Bíblia e Cristianismo

Período

36 - SÉCULO XVI

Index Iconografico

613 - Pietà

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *