Hércules do Foro Boario e fragmentos de colossos no Palazzo dei Conservatori

Localização inventarial: Kupferstichkabinett, “Taccuino” I, f. 53v.

Em sua estada romana entre 1533 e 1536, Marten van Heemskerck documenta em seu caderno de desenhos (taccuino), hoje conservado no Museu de Berlim, um grande número de esculturas antigas, dentre as quais este portentoso bronze, então exposto sobre um alto pedestal no lado direito da corte do Palazzo dei Conservatori.

Trata-se de um Hércules com a clava na mão direita e, na esquerda, os pomos do Jardim das Hespérides. A obra, considerada cópia romana a partir talvez de um modelo de Lisipo, foi imediatamente apreciada e para o anônimo autor conhecido pelo pseudônimo de Prospettivo Milanese (1500c.), “parece feita pela mão que criou Adão”.

Descoberta em 1465 no Fórum Boario (Fórum dos Bois), a escultura foi incluída no formidável grupo de bronzes monumentais que Sixto IV doou em 1471 ao Senado e ao povo romano, no âmbito da mais abrangente política de mise en scène de Roma antiga que tem lugar a partir dos anos 1470.

Esta solene restitutio à cidade de Roma comportava as seguintes esculturas: a Loba, o Spinario, o Camillo, a Cabeça Colossal de Constantino, até então conservados no Laterano, e justamente este Hércules, obras citadas em 1510 por Albertini nestes termos:

Est praeterea in aedibus Conservatorum Herculis aenei simulachrum cum aliis nonnullis statuis aeneis et lupa aenea cum Remo et Romulo

“Há além disso no Palácio dos Conservadores uma imagem de Hércules em bronze com algumas outras estátuas de bronze e a Loba de bronze com Remo e Rômulo”.

Luiz Marques
06/07/2010

Bibliografia:
1510 – Mirabilia Rome editum Francisco Albertino Florentino. Lugdini : Romani Morin, 1520, cap. De statuis ac picturis, p. 37
1981 – F. Haskell, N. Penny, Taste and the Antique, Yale University Press, pp. 227-229
1986 – P.P. Bober, R. Rubinstein, Renaissance Artists

Artista

HEEMSKERCK, Maerten van

Data

1533/ 1536c.

Local

Berlim, Kupferstichkabinett

Medidas

240 cm

Técnica

Desenho

Suporte

Pintura

Tema

Mitologia, História e Topografia Antigas

Período

36 - SÉCULO XVI

Index Iconografico

70 - Hércules e seu ciclo

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *