Mercúrio, Apolo, Júpiter e Astreia

Localização inventarial: Pal. C.B.3.53, II, fol. 29r

Trata-se de um dos delicados desenhos aquarelados de cenários mitológicos e cosmológicos, conservados em diferentes museus, 44 dos quais na Biblioteca Nazionale de Florença. Eles foram concebidos como cenografia para os 6 Intermezzi de Giovanni de´ Bardi para a peça La Pellegrina de Girolamo (e Scipione) Bargagli, em comemoração das bodas do Grã-duque Ferdinando I de´ Medici com Cristina de Lorena em 1589.

Esta representação de Mercúrio, Apolo, Júpiter e Astréia, com diversos atributos animais, refere-se ao primeiro intermezzo, intitulado L´Armonia delle sfere.

Estes aparatos prestavam-se bem ao polímata engenhoso que foi Bernardo Buontalenti (1536-1608), pintor, miniaturista, escultor, designer de vasos em pietra dura, engenheiro civil, militar e metalúrgico, urbanista, sucessor de Giorgio Vasari como arquiteto ducal, autor, por exemplo, da Tribuna e do enorme Teatro Mediceo dos Uffizi, da fortaleza de Belvedere e das ville e jardins de Pratolino, Castello, Marignolle e Artimino, além de inventor de costumes e cenografias e espetáculos de pirotecnia para os Medici, de onde seu apelido, Bernardo delle Girandole.

Buontalenti é indicado aos 15 anos tutor do príncipe Francesco de` Medici, então com 9, de quem se tornará amigo, retratista e companheiro de viagem à corte de Felipe II em Madri (1562-63), compartilhando longamente com ele não apenas seu imenso saber artístico, mas também sua paixão pelos segredos da porcelana (“senza caolino”), pelas ciências naturais, pelo moto perpétuo e pela alquimia.

Luiz Marques
16/05/2010

Bibliografia

1989 – C. Guiducci Bonanni, I tesori della Biblioteca Nazionale Centrale di Firenze, Florença, Nardini, p. 142
1996 – J.S. Saslow, Florentine Festival as Theatrum Mundi. The Medici Wedding of 1589. Yale University Press

Artista

BUONTALENTI, Bernardo

Data

1589

Local

Florença, Biblioteca Medicea-Laurenziana

Medidas

357 x 450 mm

Técnica

Aquarela

Suporte

Pintura

Tema

Mitologia, História e Topografia Antigas

Período

36 - SÉCULO XVI

Index Iconografico

12 - Deuses e divindades do Olimpo; 1162A - A Harmonia e a Música mundana; 28D6 - Astreia

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *