Estudo para o grupo dos Banhistas do cartão da Batalha de Cascina

Registro inventarial: SR 157, R 130, n. 123

Em julho de 1364, os pisanos, sob o comando do condottiere inglês John Hawkwood (1320ca.-1394), veterano da Guerra dos Cem Anos, atacam o acampamento militar florentino, sem que a vantagem do elemento surpresa termine, ao fim e ao cabo, por prevalecer.

Os florentinos eram, por sua vez, comandados pelo já velho Galeotto Malatesta, pertencente à aristocrática família de Rimini, mas, sobretudo, pelo jovem compatriota Manno Donati, amigo de Petrarca, que, em 1370, escreve o epitáfio de sua tumba em Pádua. Essas três figuras de militares são de grande relevo para a história do Trezentos e do primeiro Renascimento toscano.

Manno Donati seria a pessoa que dá o alarme aos seus soldados e que Michelangelo prefere tratar não como um jovem, mas como um velho barbado: a figura que se vê avançando de frente justamente no meio do grupo de banhistas da grisaille de Holkham Hall*. Michelangelo coloca-o em destaque no cartão da Batalha de Cascina, fazendo-o ser a única figura que fita o espectador.

É de particular dificuldade o escorço da figura de Manno Donati que se projeta toda para a frente, enquanto recua seu braço esquerdo para ganhar mais ímpeto.

O fólio em questão apresenta no recto, à direita, um estudo de outro soldado que ajuda o companheiro a vestir a armadura. Outro carvão* conservado no Teylers Museum de Haarlem mostra este estudo de figura em um estado mais acabado.

No verso, um estudo de um lanceiro para o mesmo grupo de Banhistas.

Luiz Marques
30/01/2011

Bibliografia
2004 – A. Gnann, The Era of Michelangelo. Masterpieces from the Albertina. Catálogo da exposição (Veneza, Viena, Bilbao). Milão: Electa, p. 38.

Artista

Michelangelo Buonarroti

Data

1504

Local

Viena, Albertina Graphische Sammlung

Medidas

270 x 196 mm

Técnica

Carvão

Suporte

Pintura

Tema

História Medieval Moderna e Contemporânea

Período

36 - SÉCULO XVI

Index Iconografico

866 - História militar na Europa após a Antiguidade;
866.1364 - Batalha de Cascina

Autor

Luiz Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *