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A Baía

Registro inventarial: D 229

O desenho é assinado e datado de 1947. Trata-se talvez da
baía de Nevin, ao norte do País de Gales, lugar que Oskar
Kokoschka (1886-1980) ama representar em lápis de cor
durante a Guerra.

A obra é típica da evolução de Kokoschka após a II Grande
Guerra em direção a uma pintura ligada aos grandes espaços, … Continue lendo...

A Alcoviteira

Registro inventarial: M. Theresa B. Hopkins Fund, 50.2721

Assinado e datado sobre o alaúde: TBaburen fe 1622

Três personagens recortadas em meias-figuras, segundo a
Manfrediana methodus – termo cunhado em 1675 por
Joachim Sandrart para designar o découpage cênico
inventado por Caravaggio e “codificado” por seu discípulo,
Bartolomeo Manfredi (1582-1622) – encenam o momento do
contrato amoroso: o jovem com … Continue lendo...

A Alcoviteira

Num espaço incerto, comprimido e saturado da luminosidade
quente e penumbrosa de uma taberna, quatro personagens
vistas em meias-figuras postam-se em frisa atrás de uma
balaustrada (?) recoberta por uma suntuosa tapeçaria Ushak
(Turquia), com medalhões em padrões florais.

Alternam-se nela, vermelhos, amarelos e o que devia ser um
azul muito vívido, hoje reduzido a diversas tonalidades de
um cinza … Continue lendo...

A Água

Lambert Sigisbert Adam (1700-1759), chamado Adam l´aîné (o mais velho), por ser o mais velho de três irmãos escultores tem sua formação ligada a seu pai, Jacob Sigisbert, e a François Dumont. Em 1723, obtém o grand prix de escultura, o que lhe vale uma longa estada na Académie de France em Roma

Escultor muito experiente na concepção e elaboração … Continue lendo...